Blog da Saúde

Atenção aos sinais de doença renal na infância

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 10 de março de 2016

Hoje é o Dia Mundial do Rim, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre a importância do sistema renal. O lema deste ano para a data é: “Doença renal e as crianças. Agir cedo para prevenir”. Segundo o Dr. Ricardo Marcondes de Mattos, urologista pediátrico do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, existe uma gama muito grande de doenças do trato urinário na infância, e é muito importante que os pais fiquem atentos aos sinais de que alguma coisa pode estar errada. “Nossa maior luta é prevenir a perda da função renal, e o diagnóstico rápido da doença é fundamental para isso”.

Dia Rim

Problemas renais podem afetar crianças de diversas maneiras, desde distúrbios tratáveis sem maiores consequências a até condições que ameacem a vida do paciente. Existem muitas doenças que afetam o funcionamento do rim na infância, como estreitamento do canal da uretra, refluxo da urina e tumores. Isso faz com que o rim progressivamente perca a filtração renal, provocando acumulo de toxinas e impurezas no sangue. E se sangue não for filtrado artificialmente, ou por um rim transplantado, isso pode eventualmente levar o paciente a falecer.

Importância do pré-natal
A detecção do problema renal, e seu tratamento, muitas vezes começam logo durante a gestação. “Diversas doenças do sistema renal na infância são causadas por uma má formação congênita. Ou seja, o problema é causado por uma má formação fetal e pode ser detectado, e tratado, ainda na fase embrionária”. Por isso, Mattos explica que é muito importante fazer todas as etapas do pré-natal: “um simples ultrassom pode detectar se o bebê tem alguma anomalia no sistema renal”.

Pais devem ficar atentos aos sinais
Além da má-formação durante a gestação, problemas renais podem surgir durante a infância por diversos fatores, entre eles por herança genética, síndromes, tumores ou traumas, entre outros. “Os pais devem ficar atento aos sinais que permitem perceber que há algo de errado com o sistema renal do seu filho, e procurar imediatamente um médico especialista para avaliação”. O Dr. Ricardo Marcondes de Mattos explica que os sintomas são sutis, e lista alguns dos principais:

• Alterações na rotina urinária (urinar fora de hora e ter urgência)
• Volume pequeno, ardência e sangue na urina
• Dor na região onde fica o rim
• Dificuldade para crescer e ganhar peso
• Febre

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados