Blog da Saúde

Fumo passivo durante a gravidez eleva chances de aborto espontâneo

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 31 de maio de 2016

No Dia Mundial Sem Tabaco, especialista do Hospital São Luiz explica problemas causados pela exposição indireta ao cigarro

Um cigarro é aceso e tragado por uma pessoa. De toda a fumaça gerada, apenas uma parte é tragada pelo fumante, o restante da substância queimada é lançada no ambiente. A longa exposição a esta fumaça é o que torna as pessoas fumantes passivas.

O fumante passivo é o não fumante que convive em ambientes fechados com tabagistas por um longo período de exposição. Familiares que fumam dentro de suas casas, por exemplo, causam riscos à saúde das pessoas, mas principalmente em crianças e mulheres no período de gestação. O ideal é que o fumante sempre escolha lugares abertos, como quintais, sacadas ou áreas fora da residência.

Durante o período em que o bebê está sendo gerado, os cuidados devem ser redobrados, pois a exposição ao cigarro eleva a frequência cardíaca do feto, além de aumentar as chances de prematuridade e até aborto. As substâncias emitidas pelo cigarro prejudicam a formação da placenta, o que compromete a troca de nutrientes e oxigênio entre mãe e feto, podendo causar, também, complicações neurológicas.

Pregnant woman cutting cigarettes

Para dra. Andrea Sette, pneumologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, caso a mulher descubra a gravidez e ainda conviva em um ambiente com fumo passivo intenso, o ideal é mudar os hábitos o quanto antes, pois não existem níveis seguros de exposição ao cigarro. Os benefícios serão sentidos logo no início da gestação. “O maior problema é inalar a fumaça no período de gestação. O ideal é evitar a exposição o quanto antes”, sugere.

O cigarro envia para o ar mais de 4,7 mil substâncias prejudiciais à saúde das pessoas. Já com as crianças, essa exposição tende a desenvolver mais infecções respiratórias ou seus quadros de doenças já existentes agravados, aumentando as chances de emergências e internações hospitalares.

Nos adultos, o fumo passivo é responsável por doenças cardiovasculares e efeitos no sistema circulatório, que podem aumentar o risco de ataque cardíaco e de doenças cardíacas. Os efeitos do fumo passivo podem, ainda, elevar os riscos de câncer do pulmão, da mama, da faringe, de boca, de tumores cerebrais etc.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados