Blog da Saúde

Dermatologista do Hospital São Luiz dá dicas para preservar a saúde dos cabelos e evitar a queda

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 27 de setembro de 2016

Perda capilar pode ser causada por fatores como problemas de saúde, má alimentação e uso excessivo de produtos químicos

No dia a dia, é normal o cabelo cair, principalmente no banho e ao pentear os fios. Isso só se torna um problema quando a queda é excessiva. Neste caso, deve-se procurar o dermatologista para um diagnóstico precoce e tratamento adequado, podendo prevenir, controlar ou até reverter a calvície.

Segundo a Dra. Samar Mohamad El Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, especialista em queda de cabelos, a perda capilar pode ser causada por febres altas, problemas de saúde, anemias, dietas radicais, medicamentos e no pós-parto. Doenças da tireoide, distúrbios hormonais, estresse, ansiedade, depressão e uso excessivo de produtos químicos também podem fazer o cabelo cair.

Closeup hair and hand with comb

Certos alimentos, de acordo com a especialista, são essenciais para a saúde dos fios. “O cabelo também é reflexo da alimentação”, salienta. Um aminoácido chamado cisteína, vitaminas do complexo B, vitamina D, ferro e sais minerais como zinco, cobre e selênio são alguns dos nutrientes importantes presentes em legumes, frutas, verduras e carnes. Além disso, o cabelo é constituído quase que unicamente de proteínas. Elas são a matéria-prima essencial para a formação do fio.

“É bom evitar alimentos com corantes, conservantes, frituras e industrializados em geral, por que não são saudáveis e não apresentam os componentes essenciais aos fios”, ressalta a dermatologista.

Dra. Samar explica que o ciclo de vida do cabelo conta com três fases. Na primeira, a anágena, os cabelos crescem, em média, um centímetro por mês. Na fase catágena, o crescimento para e na terceira fase (telógena), o fio cai e cede espaço para o início de novo ciclo. “É normal perder um pouco de cabelo todos os dias. Porém, é necessário estar atento quando a queda se torna anormal”.

Vale lembrar que a genética também é muito importante para a quantidade, qualidade e crescimentos dos fios, mas além da alimentação adequada, outros hábitos saudáveis são muito importantes para fortalecimento e estimulação do crescimento dos cabelos: beber dois litros de água por dia, não dormir com os fios úmidos, não prendê-los molhados e nem com muita tração para evitar a quebra e o aparecimento da dermatite seborreica ou caspa, evitar o cigarro, não lavar os fios com água muito quente e não tomar suplementos sem prescrição médica.

Prefira água morna ou fria na hora do banho e mantenha o couro cabeludo limpo, pois a oleosidade favorece a proliferação de fungos que enfraquecem os fios e estimulam a queda. Também não é necessário lavar os cabelos todos os dias, mas somente em dias alternados ou quando eles estiverem sujos.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados