Blog da Saúde

Varizes: genética e falta de exercícios físicos são as causas mais frequentes do problema

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 24 de janeiro de 2017

Inchaço, formigamento, dor, queimação e sensação de cansaço nas pernas são alguns dos sintomas mais comuns da presença de varizes. Para explicar o que elas são exatamente, é preciso levar em consideração como funciona o sistema circulatório. Depois de percorrer todo o corpo, é necessário que o sangue retorne ao coração. A grande dificuldade, quando estamos em pé ou sentados, é o sangue subir dos pés ao coração, contra a ação da gravidade.

“Para conseguir essa proeza, nosso organismo criou alguns artifícios muito criativos. As veias possuem, a cada pequena distância, válvulas em seu interior. Elas funcionam como comportas de uma eclusa, permitindo que o sangue flua somente sempre no sentido do coração”, comenta o Dr. Paulo Guimarães, cirurgião vascular do Hospital São Luiz Morumbi.

Além disso, as principais veias das pernas estão posicionadas dentro das panturrilhas, mas em alguns casos as válvulas não conseguem realizar seu trabalho com eficácia, permitindo a volta do sangue em direção aos pés e fazendo com que as veias fiquem dilatas e tortuosas. É assim que se formam as varizes.

“As varizes podem aparecer por uma predisposição prévia do paciente, devido a uma fraqueza das válvulas, ou por conta da falta de movimentação da musculatura da panturrilha, que não conseguirá espremer as veias para que o sangue suba”, explica o especialista.

O que ocorre, com frequência, é uma combinação desses dois fatores. O exercício físico, principalmente na região das pernas, é o método mais eficaz de prevenção das varizes, pois a musculatura mais ativa é eficaz para bombear o sangue mais facilmente para o coração.

Já os vasinhos podem ou não estar associados às varizes. Eles existem sob toda a nossa pele e, segundo o médico, aparecem por motivos desconhecidos. Porém, os vasinhos sempre possuem um diâmetro bem pequeno (menor que 1 milímetro), enquanto as varizes tem mais de 2 milímetros.

Os tratamentos podem variar desde uso de meias elásticas e repouso com as pernas elevadas até a cirurgia com retirada das varizes, quando as veias já estão muito comprometidas. Outras opções que podem ser recomendadas pelo cirurgião vascular são laser, termoabalação, método que queima as veias a 90ºC, e radiofrequência.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados