Blog da Saúde

Tirar ou não os sapatos ao chegar em casa?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 10 de março de 2017

Muitas pessoas têm adotado o costume de retirar os sapatos ao chegar em casa e colocá-los ao lado da porta ou em uma sapateira. Afinal, durante o dia, nossos calçados passam pelos mais diversos cenários, entrando em contato com muitos micro-organismos.

“Este hábito pode ser uma estratégia, válida principalmente quando estiverem com sujeira visível. Manter bons hábitos de higiene básica também no ambiente é saudável para adultos e crianças”, explica o Dr. Milton Lapchik, infectologista do Hospital São Luiz Morumbi.

Porém, segundo o especialista, o mais importante é a higiene frequente e adequada do ambiente em que se convive, principalmente para as crianças, reduzindo-se a carga microbiana e os riscos de doenças infecciosas para todos.

As crianças diariamente estão expostas aos micro-organismos presentes na natureza e entram em contato com eles nos parques, praças e ao compartilhar brinquedos com outras crianças. Esta exposição é normal e sempre acontece nas várias etapas do desenvolvimento.

“Na natureza está presente uma grande variedade de micro-organismos, incluindo bactérias e fungos. Dependendo da precariedade da limpeza de ruas, banheiros e praças públicas, poderemos carregar nos sapatos uma grande variedade de deles”, ressalta o infectologista. Os pequenos em geral estão expostos a estas bactérias pelo contato com as mãos no piso e brinquedos.

O Dr. Milton afirma que não vê como uma condição obrigatória ficar descalço em casa, porque até mesmo nos pés nós temos concentração de micro-organismos. Porém, quando a exposição a eles é elevada, há maior risco de infecções gastrointestinais e de intoxicações alimentares. O especialista lembra que a limpeza básica dos sapatos e dos ambientes inclui a água e detergente domiciliar, além do uso de desinfetantes em banheiros.

Devemos ter a consciência de que o contato com micro-organismos presentes no ambiente e na natureza é inevitável, porém, como recomendação, o infectologista destaca principalmente a adoção de hábitos de higiene básica pessoal e dos ambientes, sem cairmos nos excessos.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados