Blog da Saúde

Conheça as etapas do desenvolvimento do bebê dentro da barriga da mãe

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 20 de julho de 2017

Você sabe como o bebê evolui semana a semana durante a gestação? A Dra. Renata Lopes Ribeiro, especialista em Medicina Fetal do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, dá detalhes sobre o desenvolvimento do bebê:

Semana 6

A evolução do bebê
Que boa notícia! Um bebê que começa a se formar logo estará aí. É o começo de uma nova vida, em pleno desenvolvimento. Até a 10ª semana de gestação, ele vai ser chamado de embrião, fase que marca as primeiras modificações do óvulo fecundado. É quando seus órgãos vitais começam a se desenvolver, como o tubo neural, que em breve se transformará no cérebro e na medula. Aproveite cada momento desta evolução até o parto.
Em média, seu bebê mede 4 mm

Semana 7

A evolução do bebê
Os olhos são a primeira característica facial em desenvolvimento no seu bebê. Também outras pequenas estruturas que irão se transformar nos membros já começam a se formar.
Em média, seu bebê mede 8mm

Semana 8

A evolução do bebê
Primeiro os olhinhos. Agora é a cabecinha que cresce rapidamente, enquanto os membros passam a se alongar. É uma evolução rápida. O bebê dobrou de tamanho se comparado com a última semana.
Em média, seu bebê mede 1,6 cm

Semana 9

A evolução do bebê
Mamãe, tudo evolui muito rápido. Acredite, seu bebê já começa a se movimentar. Com a formação dos membros, as mãozinhas e os dedinhos estão em processo de formação. Assim como as orelhas. E mais: começou o desenvolvimento do sistema digestivo.
Em média, seu bebê mede 2,3cm

Semana 10

A evolução do bebê
Já é possível notar o semblante de seu bebê, pois a cabeça começa a se afastar do peito e dá para perceber o desenvolvimento dos lábios, da boca, do nariz e das orelhinhas. Os olhos projetam-se para frente da cabeça. Os dedinhos das mãos e dos pés já estão separados e há o desenvolvimento das articulações dos membros.
Em média, seu bebê mede 3 cm

Semana 11

A evolução do bebê
Começam a surgir os primeiros chutes, ainda não perceptíveis pelas mães. Pode ser que um futuro jogador de futebol ou uma futura bailarina estejam em ação. Nesta etapa, começam a se desenvolver os ovários ou os testículos. Seu bebê já está com aparência humana (o pescoço se alonga e as orelhas se movimentam para a posição final). O diafragma está completo, o que lhe permite fazer movimentos respiratórios.
Em média, seu bebê está com 4 cm

Semana 12

A evolução do bebê
O coração de seu bebê bate por volta de 160 por minuto, duas vezes mais rápido do que o de um adulto. Tanto esforço dá até uma preguiça gostosa, pois ele já pode bocejar – nesta fase da gestação, sua boca abre e fecha. O cordão umbilical já se formou completamente, assim como os membros.
Em média, seu bebê mede 5,4cm.

Semana 13

A evolução do bebê
Com o rápido alongamento dos bracinhos e das perninhas, o bebê está livre para se movimentar e vai se mexer bastante, pois já são distintas as articulações de joelhos e pés. Agora, os ossos da costela começam a se tornar visíveis e nesse período ocorre a formação da glândula tireoide.
Em média, seu bebê mede 7,4cm

Semana 14

A evolução do bebê
É nesta fase que começam a crescer os primeiros fios de cabelo e sobrancelha do bebê, que cada vez mais tem seus traços faciais definidos, pois os olhos e orelhas estão quase na posição final. E o cérebro do futuro gênio da família se desenvolve rapidamente.
Em média, seu bebê mede cerca de 8,7cm e pesa em torno de 55g

Semana 15

A evolução do bebê
Mamãe, você já pode dizer “te amo”, para seu bebê, pois nesta semana os ossos do ouvido se desenvolvem a ponto dele captar sons, inclusive vozes. Também a medula espinhal está completamente formada e os nervos saem entre cada vértebra.
Em média, seu bebê mede cerca de 10,1cm e pesa em torno de 70g

Semana 16

A evolução do bebê
Seu bebê cresce muito rápido. Mesmo sem ter o controle motor, ele já pode franzir a sobrancelha, à medida que se desenvolvem seus músculos faciais. E sempre há uma novidade por todo o corpo. O intestino, por exemplo, apesar de ainda imaturo, passa a receber pequenas quantidades de líquido amniótico. No cérebro, os neurônios estão em desenvolvimento.
Em média, seu bebê mede cerca de 11,6cm e pesa em torno de 100g

Semana 17

A evolução do bebê
Nesta fase, seu bebê começa a chupar o dedo, a boca abre e fecha com regularidade e é possível que ele soluce. Ele também consegue curvar-se e estiar-se, mudando constantemente de posição.
Em média, seu bebê mede cerca de 13cm e pesa em torno de 140g

Semana 18

A evolução do bebê
Pela primeira vez o feto está maior que a placenta. Ou seja, este é um momento especial, pois a mamãe pode começar a sentir alguns movimentos, principalmente se for a segunda ou terceira gestação. Os órgãos sexuais externos e internos estão em pleno desenvolvimento.
Em média, seu bebê mede 14,2cm e pesa em torno de 190g

Semana 19

A evolução do bebê
A identidade de seu bebê é cada vez maior. Nesta fase, as impressões digitais estão mais aparentes. Os olhos movimentam-se aleatoriamente, apesar das pálpebras ainda estarem fechadas. Olhos e orelhas alcançam a posição final na cabeça. E já há acúmulo de um pouco de gordura por todo o seu corpo.
Em média, seu bebê mede 15,3cm e pesa em torno de 240g

Semana 20

A evolução do bebê
Pelos fininhos, uma lanugem, se espalha pelo corpo do bebê e suas sobrancelhas estão cada vez mais visíveis. Também começa a formação dos brotos dentários, que mais tarde vão dar lugar aos dentes. A coluna do bebê está formada e órgãos como estômago, intestino e fígado já se ajustam e se posicionam na cavidade abdominal.
Em média, seu bebê mede cerca de 16,4cm e pesa em torno de 300g

Semana 21

A evolução do bebê
Esta é uma semana em que seu bebê cresce bastante, atingindo quase 10 centímetros a mais que na anterior. E a interação entre vocês dois é cada vez maior. O cérebro do feto está recebendo sinais elétricos de alterações de pressão e temperatura da mamãe, por exemplo. E como as unhas começam a crescer, a pele do bebê passa a ser coberta por uma camada de gordura que vai protegê-lo contra os próprios arranhões. No caso das meninas, outra evolução importante: os ovários desceram do abdômen para a pelve.
Em média, seu bebê mede cerca de 25cm e pesa em torno de 360g

Semana 22

A evolução do bebê
Mamãe, você sente a evolução de seu bebê. Mas ficaria ainda mais orgulhosa se conseguisse ver como ele se desenvolve todos os dias. Agora, todos os ossos de seu corpo contêm medula, capaz de produzir células sanguíneas. E ele engole cada vez mais líquido amniótico. Sob sua pele também passa a se formar outra camada de gordura, importante para o desenvolvimento do sistema nervoso.
Em média, seu bebê tem 27,8cm e pesa em torno de 430 g

Semana 23

A evolução do bebê
Você percebeu que os chutes de seu bebê estão cada vez mais fortes e frequentes, não é mamãe? E tem mais, ele já consegue segurar o cordão umbilical com as duas mãos. Como as estruturas do ouvido amadurecem, também passa a receber sinais nervosos no cérebro, ou seja, o bebezinho ouve e começa a reagir a sons com movimentos.
Em média, seu bebê tem 28,9cm e pesa em torno de 500g

Semana 24

A evolução do bebê
Nesta fase, a tendência é que os batimentos cardíacos do bebê desacelerem um pouco, à medida que seu corpo ganha maturidade. A sua pele passa a desenvolver uma camada protetora externa de células queratinizadas, que fortalecerá sua pele, reduzirá a quantidade de água que o bebê perde no líquido amniótico e irá prepará-lo, aos poucos, para o nascimento.
Em média, seu bebê tem 30cm e pesa em torno de 600g

Semana 25

A evolução do bebê
Lembra que há poucas semanas seu bebê começou a desenvolver a audição? Pois agora ele percebe sons agudos e pode, inclusive, se assustar com eles. Ele também já boceja com freqüência e esta é uma forma de regular a quantidade de líquido e de sangue em seus pulmões. Como depósitos de gordura tornam seus membros mais arredondados, ele está cada vez mais fofinho!
Em média, seu bebê tem 34,6cm e pesa em torno de 660g

Semana 26

A evolução do bebê
Seu bebê evolui rápido demais. A progressão dos pulmões é impressionante, apesar de ainda não estarem prontos para o mundo. Também impressiona a coordenação motora do feto, pois ele já consegue segurar com as mãos os dedos dos pés. Nessa semana, as células nervosas aos poucos se ramificam para formar ligações após o nascimento.
Em média, seu bebê tem 35,6cm e pesa em torno de 760g

Semana 27

A evolução do bebê
A partir desta semana, seu bebê já abre e fecha os olhinhos – eles piscam. Mas ainda não consegue focar uma imagem, o que só vai acontecer algumas semanas após o nascimento. E, na maioria dos meninos, é nesta fase que os testículos descem para o saco escrotal. Mas é normal se isso ocorrer somente após o nascimento.
Em média, seu bebê tem 36,6cm e pesa em torno de 875g

Semana 28

A evolução do bebê
Seu bebê, que em média alcança um quilo de peso, já é cabeludo, sabia? Nesta fase, todos os seus pelos ficam mais longos e grossos, desde cabelos a cílios e sobrancelhas. Os pulmões estabelecem um padrão rítmico para apressar o amadurecimento do tecido pulmonar e expelir, aos poucos, o líquido amniótico e o sangue. Esse padrão respiratório começa a refletir em ciclos regulares de sono e de vigília do bebê.
Em média, seu bebê tem 37,6cm e pesa em torno de 1kg

Semana 29

A evolução do bebê
É nesta semana que muitos bebês assumem a posição de cabeça para baixo, embora ainda possam se movimentar algumas vezes. O amadurecimento pulmonar tem início. O cérebro está cada vez maior e sua superfície passa a ganhar dobras. A fina lanugem, os pelos que cobrem todo o corpo, também já começa a desaparecer gradativamente.
Em média, seu bebê tem 38,6cm e pesa em torno de 1,2kg

Semana 30

A evolução do bebê
À medida que a gravidez vai chegando ao fim, os movimentos do bebê diminuem. Mas mesmo assim, seus chutes continuam fortes. Nesta fase as células nervosas do cérebro se desenvolvem em áreas distintas e controlam algumas funções, como memória e movimentos coordenados. A ponta do nariz do bebê se torna evidente.
Em média, seu bebê tem 39,9cm e pesa em torno de 1,3kg

Semana 31

A evolução do bebê
Seu bebê está dormindo a maior parte do tempo e, acredite, já pode sonhar, o padrão do sono inclui fases de movimento rápido dos olhos (REM), característica dos sonhos. É comum nessa fase o bebê passar a maior parte do tempo de perninhas cruzadas, em posição fetal, encolhida e cerca de 25% dos fetos ainda não viraram de cabeça para baixo.
Em média, seu bebê tem 41,1cm e pesa em torno de 1,5kg

Semana 32

A evolução do bebê
Está chegando a hora. Seu bebê deglute o líquido amniótico. Esta é sua preparação para mamar ao nascer. Ele também já está perto de sua altura máxima – os ossos praticamente alcançam seu crescimento pré-natal. A pele começa a ficar mais rósea, é possível notar as dobrinhas das mãos, pulsos e também está mais gordinho pelo aumento da camada de gordura.
Em média, seu bebê tem 42,4cm e pesa em torno de 1,7kg

Semana 33

A evolução do bebê
Dá vontade de pegar em suas mãozinhas, cada vez mais perfeitas. As unhas do bebê estão chegando às pontas dos dedos. Nesta semana, quase todos os fetos já estão em posição para o parto. E o líquido amniótico engolido pelo bebê passa pelo seu estômago e intestino e os resíduos ficam no cólon para serem descartados pós-nascimento.
Em média, seu bebê tem 43,7cm e pesa em torno de 1,9kg

Semana 34

A evolução do bebê
Numa prova de que é constante a interação entre vocês, o cálcio consumido pela mamãe, passado para o bebê pelo cordão umbilical, endurece os ossos. Seu intestino está se preparando para processar alimentos e a quantidade de líquido amniótico atinge seu nível máximo.
Em média, seu bebê tem 45cm e pesa em torno de 2,1kg

Semana 35

A evolução do bebê
Seu bebê continua com movimentos de sucção. É a preparação para a amamentação, já que o parto está logo aí. Os pulmões, amadurecendo, estão cheios de líquido, que vão dar lugar ao ar quando o bebê respirar pela primeira vez.
Em média, seu bebê tem 46,2cm e pesa em torno de 2,4kg

Semana 36

A evolução do bebê
A hora do nascimento está cada vez mais próxima. Nesta semana, a cabeça de seu bebê pode começar a se encaixar em direção ao colo do útero, na preparação para o trabalho de parto. Os pulmões também estão estruturalmente completos e os alvéolos produzem surfactante, o lubrificante que vai ajudar a mantê-los abertos quando o bebê respirar ar pela primeira vez.
Em média, seu bebê tem 47,4cm e pesa em torno de 2,6kg

Semana 37

A evolução do bebê
Seu bebê já tem a forma semelhante a que terá ao nascer. E ele continua ganhando peso com o acúmulo de gordura nos membros e no abdômen. No lugar da lanugem, nascem pelos curtos e bem finos. Neste estágio final, os sons penetram pelo útero e ele é capaz de distinguir uma série deles.
Em média, seu bebê tem 48,6cm e pesa em torno de 2,9kg

Semana 38

A evolução do bebê
Mamãe, diga coisas boas para seu bebê, pois ele segue os sons externos com a cabeça, principalmente a sua voz. E já está quase tudo pronto para o parto. A placenta alcança seu tamanho máximo. Os braços de seu bebê ficam cruzados sobre o tórax. As mãos podem estar fechadas ou segurando o cordão umbilical. Parte de seu esqueleto adensou-se no processo de ossificação.
Em média, seu bebê tem 49,8cm e pesa em torno de 3,1kg

Semana 39

A evolução do bebê
Seus olhos estão bem formados e grandes, mas continuarão a se desenvolver nas primeiras semanas de vida do bebê até que ele passe a enxergar direito.
Em média, seu bebê tem 50,7cm e pesa em torno de 3,3kg

Semana 40

A evolução do bebê
O bebê está com as bochechas gordinhas e arredondadas e o cordão umbilical tem quase o mesmo comprimento dele. Os ossos do corpo estão todos solidificados e os do crânio, ligados por membranas que permitem movimento entre eles, o que facilitará a passagem da cabeça no momento do parto.
Em média, seu bebê tem 51,2cm e pesa em torno de 3,5kg

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados