Blog da Saúde

Incontinência urinária é duas vezes mais comum em mulheres

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 16 de agosto de 2017

Um problema frequente e, muitas vezes, constrangedor é a incontinência urinária, caracterizada pela perda involuntária de urina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência atinge 10 milhões de brasileiros e é duas vezes mais comum no sexo feminino. É um problema que afeta todas as faixas etárias, mas, com o avançar da idade e consequente envelhecimento do sistema nervoso e muscular, há um aumento exponencial da incontinência urinária em homens e mulheres.

Segundo o Dr. Ricardo De La Roca, urologista do Hospital São Luiz Jabaquara, esta enfermidade pode ser a manifestação de outras condições anormais do trato urinário, por isso não existem cuidados ou recomendações para evitar o problema quando jovem. A presença de incontinência urinária desde a infância está relacionada com alguma malformação no organismo, como, por exemplo, no sistema urinário ou nervoso.

“Os primeiros indícios deste problema são a perda involuntária de pingos de urina ou pequenos jatos de urina quando há aumento da pressão abdominal e alteração da capacidade funcional da bexiga”, explica o especialista. Além disso, ele alerta que a má formação do sistema pode provocar a “bexiga neurogênica”, disfunção leva o indivíduo a não controlar sua urina adequadamente.

Nas mulheres, ter múltiplos partos ou partos onde há grande demora para o nascimento do bebê, com compressão sobre a bexiga, também pode favorecer quadros de incontinência urinária. Isso pode ocasionar perda de urina ao tossir, espirrar, dar risadas e ao levantar peso. “Neste caso as recomendações e orientação devem ser definidas pela paciente e obstetra”, destaca o Dr. Ricardo.

Já o surgimento de incontinência urinária em mulheres na faixa dos 40 anos pode ser explicado pelos fatores descritos anteriormente ou por uma instabilidade nas contrações da musculatura da bexiga. Os movimentos involuntários da bexiga podem causar a incontinência urinária de urgência, quando, sem aviso, o paciente não consegue segurar a micção nas mais diferentes situações.

Embora mais comum entre mulheres, este problema também pode se manifestar em homens com esta faixa etária e que apresentam algum grau de obstrução ao fluxo da urina, como crescimento da próstata. Nessas situações, o primeiro passo é consultar o urologista, que irá analisar a história clínica, realizar exames de imagem, de laboratório exames específicos.

O tratamento pode ser feito através de medicações e fisioterapia especialmente focada nesta área. Em alguns casos, são indicadas as cirurgias para correção do posicionamento da uretra, bexiga e conteúdo pélvico. Para a prevenção, a prática do pilates é recomendada para homens e mulheres, pois reforça a musculatura de todo o corpo, inclusive a da área pélvica.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados