Blog da Saúde

5 perguntas e respostas sobre exercícios físicos na gestação

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 11 de outubro de 2017

Quando pensamos sobre gravidez, muitas vezes a associamos a um período de repouso, principalmente nas últimas semanas. Porém, quase todas as gestantes podem praticar exercícios físicos e, geralmente, até o dia do parto. Os benefícios para o bem-estar da mãe e do bebê são muitos.

Esse assunto ainda gera muitas dúvidas e merece atenção. Por isso, a Dra. Sílvia Gomyde Casseb, ginecologista, obstetra e médica do esporte do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, respondeu algumas perguntas importantes, tanto para as gestantes que já praticavam esportes quanto para quem pretende começar a exercitar neste período.

1. Todas as mulheres podem praticar exercícios físicos na gravidez?

Quase todas. Existem algumas contraindicações, doenças e patologias da própria gestação ou daquela mulher, como problemas no coração e no pulmão, mas isso é muito raro. Então, é importante frisar que a maioria pode. Para isso, é importante uma boa avaliação do médico que a acompanha, como o ortopedista ou cardiologista, e do obstetra.

2. Quais são as modalidades mais indicadas na gestação?

Depende muito do que a mulher fazia antes. Muitos exercícios podem e devem ser continuados. De uma forma geral, os exercícios mais seguros são natação, hidroginástica, caminhada na água e caminhada. Como exercício de força, a musculação é muito segura e versátil, assim como o pilates, tanto para quem já fazia quanto para quem nunca fez.

3. Até quanto tempo de gestação é indicado praticar esportes?

Até o dia do parto, geralmente, se não houver nenhuma intercorrência na gestação. Existem casos em que a gestante tem algum problema e precisa parar, mas, em geral, pode fazer desde o início até o último dia. A intensidade depende do exercício e do condicionamento que a mulher tinha antes de engravidar. Para atletas que estão acostumadas com muito exercício, o “moderado” é uma quantidade diferente das outras pessoas.

A grávida precisa ser avaliada levando em conta todo o histórico de exercício físico e de condicionamento. Se o exercício for bem prescrito no começo, é possível manter até o final. Às vezes, existe uma questão de conforto para a mãe, mas não de risco para o bebê. Os exercícios na água são muito confortáveis no fim da gravidez, por exemplo.

4. Quais cuidados gerais as grávidas devem tomar durante a prática esportiva?

Hidratação é o ponto mais importante: precisa beber água o tempo todo. Outra recomendação é não fazer exercício em jejum. O ambiente também não pode ter a temperatura muito alta e deve ser bastante ventilado, se for um lugar fechado. No caso de um local aberto, a indicação é usar roupa leve e evitar os horários mais quentes.

5. Quais são os principais benefícios dos esportes na gravidez?

O benefício geral é controlar o peso e evitar doença cardiovascular, como pressão alta, infarto e derrame. Na gestação, especificamente, evita o diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia, uma doença de pressão alta na gestação. As mulheres que fazem exercício melhoram a oxigenação para o feto, a qualidade do sono delas e até as dores nas costas, porque todos os músculos estão fortalecidos. Além disso, ajuda na recuperação do pós-parto, que será menos dolorido. A gestação tem de ser o período mais saudável que você consiga imaginar, e isso inclui exercícios físicos, para ser saudável por completo.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário

(*)campos obrigatórios.

Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados