Blog da Saúde

Rede D’Or São Luiz e Oncologia D’Or inauguram laboratório de anatomia patológica

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 8 de junho de 2018

A Rede D’Or São Luiz e o Grupo Oncologia D’Or inauguram nesta quarta-feira (09) o laboratório de anatomia patológica. Liderado pelo patologista dr. Fernando Augusto Soares, professor de Patologia da Universidade de São Paulo – USP, o laboratório tem como principal função assegurar um diagnóstico preciso e rápido, oferecendo aos médicos informações essenciais que permitam avaliar com mais exatidão o prognóstico de cada doença para uma tomada de decisão clínica, uma vez que os testes preditivos dirão se o tumor analisado terá resposta ao tratamento.

Localizado próximo ao Hospital São Luiz Jabaquara, no mesmo prédio do centro médico da unidade, o laboratório deverá realizar cerca de 7.000 exames por mês, com o tempo de entrega do diagnóstico de três dias úteis. Para atender com qualidade a demanda de todas as equipes médicas do grupo Rede D’Or São Luiz e Oncologia D’Or, o laboratório contará com um time especializado e muito experiente. Serão cerca de 40 profissionais apenas em São Paulo, entre técnicos de biologia molecular, imuno-histoquímica/hibridação in situ e de morfologia tradicional; e 19 patologistas especializados diferentes tipos de câncer.

“A grandeza do projeto é que o laboratório estará associado a todos os hospitais e clínicas do grupo. Os patologistas não estarão apenas no laboratório, mas também integrados ao corpo clínico, dando o apoio que for necessário tanto no centro cirúrgico quanto nos consultórios. Esse trabalho conjunto permitirá uma troca de experiência e acompanhamento do paciente, possibilitando um menor tempo entre a coleta e a entrega do resultado”, explica o dr. Fernando Augusto Soares.

O acesso a equipamentos de última geração e tecnologia permitirão, por exemplo, consultas virtuais entre as equipes que coordenarão o serviço de patologia nos outros estados em que a Rede está presente, sendo responsáveis pela integração do serviço. Essa continuidade permitirá a padronização dos protocolos especializados por tipo de tumor e relatórios que possibilitarão excelência em todas as regionais.

O laboratório faz parte do projeto da Rede D’Or São Luiz em oncologia, que tem como objetivo ampliar o acesso da população, das regiões onde atua, aos melhores profissionais, protocolos e tratamentos oncológicos, tornando o grupo referência do setor no país. No projeto como um todo serão investidos mais de R$ 3 bilhões.

“A patologia é um importante aliado no combate ao câncer. Mais do que dar o nome ao tumor, um laudo com diagnóstico eficaz e de qualidade dá todo o suporte que o médico necessita para determinar o cuidado mais efetivo com maior chance de recuperação, ou seja, o que funcionará ou não naquele paciente. É o que chamamos hoje de medicina personalizada. Um diagnóstico errado e demorado compromete todo o tratamento do paciente. Não há uma oncologia de referência sem um laboratório de anatomia patológica de extrema qualidade”, destaca Dr. Paulo Hoff, presidente do Grupo Oncologia D’Or e professor Titular de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O investimento em uma patologia forte será também essencial no apoio ao ensino, que também faz parte do projeto da Rede. A longo prazo irá gerar um vasto banco de dados referente ao tratamento de câncer, que auxiliará na pesquisa clínica. “Vamos integrar oncologia clínica e pesquisa dentro de um modelo de pesquisa translacional, que começa na ciência básica e termina na prática do conhecimento adquirido”, completa o especialista Soares.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados