Blog da Saúde

Envolvimento do Paciente e Familiar na Adesão à Higienização de Mãos

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 16 de julho de 2018

A prática de higiene das mãos é mundialmente divulgada como a medida mais simples e menos dispendiosa para prevenção de infecções relacionadas à assistência de saúde (IRAS). A medida promove a redução de infecções e aumenta a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Várias estratégias vêm sendo utilizadas e aplicadas para aumentar a adesão a esta prática, sendo uma delas o envolvimento de pacientes e familiares. Os pacientes são incentivados pelos profissionais de saúde a terem posição ativa no cuidado, dividindo a responsabilidade na tomada de decisões, por exemplo, lembrando aos profissionais da assistência a higienizarem as mãos. Normas relativas ao controle de infecções aplicáveis aos visitantes enfatizam dois aspectos: reduzir o risco ou impedir a infecção dos visitantes e educá-los para que não infectem os pacientes.

Em 2017, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São Luiz Anália Franco, em conjunto com a equipe das unidades de terapia intensiva adulto (Geral e Cardiológica), iniciou a primeira fase do “Projeto Acolhimento”, cujo objetivo é envolver o paciente e familiar na melhoria da adesão à Higienização das Mãos.

As recepções das unidades de terapia intensiva adulto (Geral e Cardiológica) foram treinadas e orientadas sobre a forma de abordar os familiares no horário de visita, incentivando a prática da higienização das mãos, utilizando as seguintes estratégias:

– Checar através do Censo Diário com o familiar/visitante acerca do nome do paciente e número do leito, solicitando assinatura em respectivo impresso;
– Orientar sobre a importância da higienização das mãos na prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS): água e sabão ou álcool gel, ilustrando os cinco momentos da Higienização das Mãos;
– Entregar folder sobre a importância da higienização das mãos;
– Reforçar que todos devem higienizar as mãos quando entrarem e quando saírem do quarto;
– Acompanhar o visitante até a pia para a adequada higienização das mãos.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados