Blog da Saúde

Saiba como evitar crises e tratar a asma

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 21 de junho de 2018

Hoje é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional do Controle da Asma, doença que afeta pelo menos 20 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. A Dra. Andrea Aparecida Sette, pneumologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, explica que o termo correto para a doença é asma brônquica, antigamente conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica.

“Quando falamos em “bronquite”, na verdade nos referimos a uma doença que faz parte da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) grupo de doenças dividas em bronquite e enfisema pulmonar”, diz a médica. A asma brônquica é caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas. Por ser uma enfermidade de característica genética, não é possível prevenir o seu desenvolvimento, mas controlá-la e evitar a exacerbação dos sintomas.

Os cuidados necessários para prevenir uma crise de asma brônquica são os mesmos entre homens e mulheres e não há diferença por faixa etária. Entre eles destacam-se: evitar contato com poeira, bolor, consumo de tabaco e locais com clima seco. Mudanças de temperaturas, viroses e gripes também podem intensificar os sintomas da asma brônquica.

Para minimizar a exposição do organismo a essas condições é válido incorporar alguns hábitos à rotina, como por exemplo ter sempre um casaco em mãos, evitar situações e locais com contraste de temperatura. Locais sem ventilação e muito fechados também devem ser evitados, principalmente no inverno (período de maior prevalência das síndromes gripais).

“Quem tem asma brônquica precisa, primeiro, se conscientizar que tem uma doença crônica, reconhecer sintomas precoces e a necessidade de tratamento para controle dos sintomas e das chamadas crises. O controle da asma brônquica é fundamental para evitar as complicações da doença, como infecções pulmonares Por isso, o acompanhamento médico é de grande importância”, finaliza a Dra. Andrea.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados