Blog da Saúde

Guardar cebola pode atrair bactérias: verdadeiro ou falso?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 4 de julho de 2018

Um texto que tem circulado pela internet, principalmente em grupos de WhatsApp, afirma que a cebola, depois de cortada e armazenada na geladeira, seria um “imã de bactérias”, além de venenosa. Porém, segundo Nayara Oliveira, médica da equipe de nutrologia do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, não há estudos científicos que demonstrem que este vegetal possa acumular bactérias.

A informação é falsa, mas alguns cuidados são recomendados. “Sabemos que a cebola, assim com as demais hortaliças, é altamente perecível. Desta forma, cuidados na manipulação, como higiene de utensílios a serem utilizados e a forma de armazenamento devem ser considerados em seu preparo, assim como no preparo dos demais alimentos”.

Outro boato é o de que a cebola é uma das principais causas de infecções gastrointestinais. De acordo com a especialista, essas infecções podem ser causadas por vírus ou bactérias. O contágio, majoritariamente, se dá por alimentos e/ou água contaminados, geralmente em ambientes onde a higiene é precária ou há falta de saneamento básico. Desta forma, não é adequado dizer que a cebola em si é uma causa de infecções gastrointestinais.

A médica também ressalta que esta hortaliça é fonte de um composto chamado quercetina, que apresenta um potente efeito antioxidante. Porém, assim como outros alimentos, o processamento pode desencadear mudanças nas propriedades bioquímicas, causando escurecimento, formação de odores desagradáveis, aumento de perda de água e da textura original.

Por isso, o ideal não é guardar a metade depois de cortada na geladeira, mas consumi-la de imediato, após a retirada de sua casca, para melhor aproveitamento de suas propriedades. Enquanto a cebola estiver inteira, orienta-se deixá-la em local fresco e arejado.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados