Blog da Saúde

Tratando o colesterol das crianças

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 3 de setembro de 2012

Como anda o colesterol do seu filho? Nos últimos tempos, doenças até então consideradas de adultos estão se manifestando cada vez mais cedo nas crianças. Diabetes, hipertensão e, principalmente, o colesterol alto estão entre elas. Além de uma alimentação inadequada e falta de atividade física, a genética também é um dos fatores responsáveis por esse desequilíbrio.

Tanto que a recomendação médica para os filhos de pais com colesterol alto é passar por um check-up já aos 2 anos. Em alguns casos, quando a alteração é grave e não é possível controlá-la de outro jeito, é necessário o uso de medicamentos.

Um levantamento realizado pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese (SP), referência nacional em cardiologia, mostrou que cerca de 30% das crianças e adolescentes com histórico familiar de cardiopatias têm colesterol total elevado.

Algumas atitudes práticas ajudam a mudar esse cenário. “É preciso incentivar as crianças a fazer atividades físicas regulares e a comer alimentos mais nutritivos, com menos gorduras”, diz Luiz Eduardo Calliari, endocrinologista infantil do Hospital São Luiz.

Saem carnes vermelhas gordurosas, derivados de leite (em especial os integrais), bolacha recheada, sorvete de massa, frituras e embutidos. Entram azeite de oliva, cereais, leite desnatado, frutas, verduras e legumes. O mesmo deve acontecer na escola e você deve dar o exemplo.

Outro diagnóstico comum na infância é o HDL, o colesterol bom, abaixo do esperado. Ele é importante porque recolhe do sangue as sobras de colesterol, fazendo que não seja depositado nas nossas artérias; ajuda na formação da membrana celular e é base para formação de hormônios sexuais.

Essa alteração acontece porque as crianças hoje são mais sedentárias. O ideal é que seu filho faça atividade física todos os dias por pelo menos 50 minutos. Parece muito, mas pense como o tempo passa rápido quando ele está em uma partida de futebol. Se na sua casa não tem espaço, leve seu filho para andar de bicicleta ou inscreva-o em esportes que ele goste. O ideal não é fazer uma atividade intensa, mas, sim, prolongada.

Quem deve fazer o exame

• Todas as crianças, com mais de 4 anos, a cada 5 anos

• Aquelas cujos pais têm colesterol alterado antes dos 40 anos ou têm alguma outra doença (como diabetes, por exemplo) precisam fazer todo ano

• As obesas precisam repetir o exame a cada 4 meses

Como se preparar

• É um exame de sangue, mas seu filho precisa ficar 12 horas em jejum

• O ideal é fazer cedinho para a criança não ficar irritada

O que esperar

• O colesterol em crianças deve ser inferior à 170 mg/dL, o LDL abaixo de 100 e o HDL acima de 35

Veja dicas para ajudar as crianças a ter mais qualidade de vida:

– Estabeleça em casa um cardápio mais saudável, com fibras e menos gorduras e açúcares;

– Oriente quem cuida da criança a seguir suas recomendações;

– Elimine o refrigerante das refeições;

– Pizzas e sanduíches não devem fazer parte da rotina alimentar;

– O lanche da escola também deve ser nutritivo. Frutas, iogurtes e pães integrais são boas opções para substituir as frituras das cantinas;

– Incentive a atividade física. “Não basta matricular a criança numa aula de tênis uma vez por semana. Estimule a prática de exercícios regulares, se possível ao ar livre, como uma caminhada ou um passeio de bicicleta no parque”, diz Luiz Eduardo.

Fonte

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados