Blog da Saúde

Cadeirinha para o carro: qual escolher?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 19 de novembro de 2012

Companheira dos pais nos passeios de família durante os primeiros anos de vida do bebê, o assento infantil, também conhecido como cadeirinha, é um equipamento projetado para proteger o corpo dos pequenos de prováveis acidentes, já que os itens de segurança que um automóvel possui é grande demais e possui “brechas” que podem machucar a criança

Segundo a Dra. Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz, “o uso da cadeirinha no carro é indispensável, pois ajuda a segurar o corpo do bebê em uma freada brusca ou batida”. Mesmo se o passeio for rápido, é importante usar a cadeirinha toda vez que a criança entrar no carro, pois isso diminui o risco de trauma toráxico em caso de acidentes.

Para a escolha do assessório ideal, é preciso prestar atenção no peso do bebê, pois, se a criança ficar solta ou apertada demais, a cadeirinha pode acabar não protegendo adequadamente. A especialista explica qual é o modelo correto para cada fase da infância:

Bebê conforto: para crianças de 0 a 9 kg. Fica preso ao cinto e virado de frente para o banco, evitando um impacto maior caso o bebê se solte.

 Cadeirinha: para crianças de 10 a 18 kg. É virada para frente e presa ao cinto de segurança.

 Assento de elevação: para crianças acima de 18 kg. Serve para deixar a criança na altura adequada para usar o cinto.

“Até se acostumar, é normal a criança chorar por não gostar da cadeirinha, porém o uso não pode ser negociado, uma vez que, além de protegê-la em caso de acidentes, a falta do assessório pode gerar multa. Ouvir música ou entreter com brinquedos é sempre uma boa opção para distraí-la”, aconselha a especialista. A partir dos sete anos, não há mais necessidade do assessório e a criança já pode sentar no banco, mas sempre usando o cinto de segurança.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados