Blog da Saúde

Médicos do Hospital São Luiz vão à França e realizam treinamento de resgate na Fórmula 1

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 7 de julho de 2014

TreinamentoLeMans_montagem

Os médicos Pedro Rozolen Jr., diretor médico adjunto do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, e Dorival de Carlucci Jr., responsável pelo Centro Médico e Supervisor de pista do GP Brasil de Fórmula 1, estiveram na cidade de Le Mans, na França, em um curso para Instrutores de Extração.

“Extração é o nome técnico para o ato de imobilizar e retirar de um veículo um piloto acidentado. No automobilismo, este procedimento é importante porque os médicos lidam com acidentes em grandes velocidades. Os riscos de lesões são graves e os pilotos estão em carros de corrida cujos equipamentos de segurança dificultam o atendimento, que precisa ser feito de forma muito rápida para que o evento continue”, explica Dr. Dorival.

Os especialistas do Hospital São Luiz, que é o hospital oficial da Fórmula 1 no Brasil desde 2001, tiveram aulas teóricas durante um dia inteiro. Foram abordados temas de resgate em automobilismo nas mais variadas categorias e tipos de carros.

Dr. Dorival conta que eles receberam orientações para os carros abertos como o de Fórmula 1, para carros fechados de turismo como Porches e Ferraris e para carros de rally. “Houve preocupação específica com a segurança da equipe de resgate, principalmente com os carros atuais que possuem sistemas de acumulação de energia que podem levar a choques”, afirma.

No segundo dia, os médicos tiveram aulas práticas com o treinamento de resgate nos diversos tipos de carros. “Nesta ocasião, a preocupação era com a parte técnica de imobilização e resgate de um piloto acidentado. Esse treinamento é o mesmo que fazemos com a nossa equipe de resgate na Formula 1”, conclui Dr. Dorival.

Ao final do curso, os médicos foram credenciados como instrutores pelo Instituto FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o que permite que as equipes de resgate do Hospital São Luiz sejam reconhecidas perante a entidade.

Dr. Pedro Rozolen Jr. e Dorival de Carlucci Jr. receberam também autorização para ministrar cursos e treinamentos semelhantes no Brasil, a fim de que haja mais pessoas habilitadas a trabalhar com resgate em automobilismo.

Assim que retornaram ao Brasil, os médicos já iniciaram a capacitação de outros profissionais: o primeiro curso foi dado para 98 participantes em Erechim, RS, para etapa de Rally. O segundo ocorreu em Goiânia, GO, durante a etapa da Stock Car, e contou com 45 pessoas.

#HospitalSaoLuiz #Formula1 #automobilismo #F1 #resgate

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados