Blog da Saúde

Cirurgia Bariátrica: veja quando recorrer a esse tratamento

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 19 de agosto de 2015

Fat man isolated on white

As cirurgias bariátricas já acontecem há muitos anos no Brasil e no mundo, e muitos associam esse tipo de procedimento somente para tratar a obesidade mórbida. Porém, esse tratamento engloba também uma gama de doenças ligadas ao metabolismo humano, como diabetes tipo 2, pressão alta, gordura no fígado, acido úrico elevado e alterações do colesterol e dos triglicerídeos.

Alexandre Elias, cirurgião bariátrico do Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital e Maternidade São Luiz, explica que a obesidade, antes de mais nada, é uma doença crônica e progressiva. “O primeiro passo é a pessoa entender e reconhecer que é portadora de uma doença e que precisa de ajuda de uma equipe multiprofissional composta por pessoas que estudam e entendem esse problema, possibilitando assim oferecer o melhor tratamento para cada tipo de necessidade”. Elias diz que essa doença precisa ser tratada com orientação médica séria e ética e, acima de tudo, de forma personalizada.

Índice de massa corporal
Um dos parâmetros mais comuns para calcular se uma pessoa está acima do peso, usado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), é o Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros) (clique aqui para calcular o seu IMC). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado – revelando sobrepeso ou obesidade.

Classificação do IMC
Menor que 18,5: Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9: Peso normal
Entre 25 e 29,9: Sobrepeso (acima do peso desejado)
Igual ou acima de 30: Obesidade

Obesidade Mórbida
A obesidade mórbida é quando o indivíduo possui IMC acima de 40. Neste caso, o paciente passa a ser um candidato forte para realizar a cirurgia bariátrica e tem que procurar ajuda imediatamente. “A obesidade mórbida é um caso extremo no qual o indivíduo está com sério risco de complicações que podem ameaçar sua vida. A cirurgia pode ajudá-lo a sair de um quadro grave”.

Problemas de saúde associados à obesidade
Porém, não é somente em casos de obesidade mórbida que a cirurgia bariátrica é necessária. Existem casos nos quais a obesidade, mesmo com o IMC abaixo de 40, está acompanhada de outras doenças, tais como hipertensão e diabetes, e que o tratamento cirúrgico é recomendado. “Diabetes tipo 2, pressão alta, gordura no fígado, acido úrico elevado, apneia e alterações do colesterol e dos triglicerídeos são casos onde o sobrepeso aumenta o risco, por isso o tratamento cirúrgico pode ser indicado para aliviar esses sintomas”.

Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital e Maternidade São Luiz
O Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital e Maternidade São Luiz é um espaço especializado no tratamento das doenças relacionadas a obesidade e suas alterações metabólicas.

O Centro de Excelência trabalha com profissionais multidisciplinar, com cirurgiões, psicólogos, nutricionistas e endocrinólogos, especializados no acompanhamento pré e pós-operatório do paciente submetido à cirurgia bariátrica e metabólica.

Saiba mais: http://cirurgiabariatricaemetabolica.saoluiz.com.br/default.aspx

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados