Blog da Saúde

Dia mundial do combate a hepatite

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 18 de maio de 2011

O dia 19 de maio é considerado o dia mundial do combate a hepatite. Para se ter uma ideia da abrangência da hepatite entre a população mundial, dados da OMC (Organização Mundial da Saúde) mostram que 200 milhões de pessoas estão infectados com a hepatite do tipo C.

 

De forma genérica, a hepatite é uma doença que pode ser caracterizada como toda espécie de inflamação no fígado – órgão que funciona como um filtro do organismo. Seu diagnóstico pode ser reconhecido e tratado previamente por meio de uma alteração laboratorial, ou em estado já avançado, como uma hepatite fulminante, com a possibilidade de levar o paciente à morte em pouco tempo.

 

É importante conhecer os diferentes tipos da doença e saber como preveni-la. Abaixo, veja as características dos cinco tipos de hepatite:

 

Hepatite A – Sua forma de transmissão é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados. O tratamento por medicamentos é rápido, e sua cura atinge quase a totalidade dos casos.
Hepatite B – Pode ser transmitida por contato sexual, transfusão de sangue, via placento-fetal e compartilhamento de seringas e agulhas. O quadro clínico pode evoluir e se tornar crônico.
Hepatite C – Pode ser adquirida por meio de transfusão de sangue, mas muitas de suas causas ainda são desconhecidas. Esse tipo da doença pode evoluir e desencadear um câncer no fígado
Hepatite D – Manifesta-se em pessoas que são portadoras da hepatite B. O paciente tem maiores chances de desenvolver a forma aguda da doença e precisar de transplante de fígado.
Hepatite E – Assim como a hepatite A, é do tipo não crônico e se manifesta, principalmente em regiões com saneamento básico precário, influenciado pela contaminação da água e alimentos. A transmissão entre pessoas é rara.

 

Para evitar o contágio, é necessário tomar algumas precauções. Além de receber a vacina contra a doença, é importante ingerir apenas água tratada e alimentos higienizados, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, praticar sexo somente com proteção e não ingerir medicamentos sem orienção médica.

 

Os principais sintomas da hepatite são:

  • Pele amarelada (icterícia);
  • Febre;
  • Enjoos;
  • Urina escura;
  • Fezes claras.
Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados