Blog da Saúde

As vantagens do ciclismo para a saúde

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 25 de julho de 2011

Aprender a andar de bicicleta é uma das maiores conquistas que podemos ter quando crianças. Muitas vezes essa é a nossa primeira manifestação de independência e o primeiro resultado de algo que treinamos e trabalhamos duro para conseguir.

Infelizmente, a rotina empregada durante a vida adulta muitas vezes nos leva a abandonar os passeios com a magrela. Mas, para quem deseja estar em forma e não fica confortável em academias, ela pode ser uma alternativa bastante eficaz.

“Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada”, afirma o cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, João Vicente da Silveira, em entrevista publicada no blog Bolsa de Mulher. O médico ainda ressalta a importância do uso de trajes adequados e equipamentos de segurança a fim de melhorar a prática do ciclismo e proporcionar um passeio sem sustos.

Silveira também aponta algumas vantagens que a bicicleta traz para a saúde:

– Ajuda a combater o stress e a depressão: durante a pedalada, as contrações cardíacas ficam mais apuradas e o sangue alcança o cérebro com mais rapidez, diminuindo assim crises de ansiedade, angústia e depressão.

– Facilita a respiração: o ritmo empregado no ciclismo faz com que mais ar entre nos pulmões e tecidos, aumentando a eficácia do aparelho respiratório (o que causa o famoso “fôlego de atleta”).

– Boa forma: por ser uma atividade que gera movimentos repetitivos, o ciclismo ajuda a tonificar os músculos das pernas e ajuda no desempenho aeróbico e cardiovascular.

– Perda de peso: aliada a uma dieta saudável, a adoção de bicicletas para o esporte auxilia no emagrecimento, controle de peso e redução da gordura corporal.

– Melhora do sono e humor: como toda a atividade física, pedalar estimula a liberação de endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar) e serotonina (que libera a sensação de prazer), o que faz com que o indivíduo fique mais relaxado e possa ter um sono melhor. Sem contar o fato de que, pedalando ao ar livre, entramos em contato com paisagens e cenários que incentivam a prática do esporte.

Para ler a matéria completa e conferir mais benefícios proporcionados pelo ciclismo, clique aqui

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados