Blog da Saúde

Como ajudar as crianças a falar corretamente

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 18 de julho de 2011

Uma das marcas registradas nos primeiros anos de infância é o modo como as crianças se comunicam quando estão aprendendo a pronunciar as palavras. As trocas de letras, comuns nessa fase, sempre rendem boas risadas por quem presencia o desenvolvimento fonoaudiológico dos pequenos.

Porém, os pais precisam ficar atentos para não estimular esse modo de falar quando a criança já estiver um pouco mais velha (com três ou quatro anos), pois ela já pode se expressar  corretamente. “A fala infantilizada diminui muito nessa fase e os pais devem aproveitar para ensinar à criança o jeito certo de falar”, avisa a pediatra Dra. Gelsomina Bosco, do Hospital São Luiz, em São Paulo, numa matéria reproduzida no blog Fonoaudiologia.

A pediatra explica que existem outros fatores que podem ser responsáveis pela criança continuar adotando a fala infantilizada ou até mesmo por uma regressão no modo como ela se comunica, como uma mudança na sua rotina: troca de escola, nascimento de uma(um) irmã(o), etc.

Segundo Gelsomina, quando essa situação permanece a criança pode não estar recebendo o estímulo adequado para evoluir sua fala ou não foi corrigida pelos adultos, que achavam “bonito” a sua maneira de falar.

A médica ressalta que os pais não devem adotar uma postura agressiva quando a criança fala errado, mas sim corrigi-la, dizendo para a criança a pronúncia certa da palavra. Também é indicada a leitura de livros e fitas de vídeo, assim como o contato com outras crianças

Para ler o texto completo, clique aqui.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados