Blog da Saúde

Ácido Fólico: o aliado das futuras mamães

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 30 de agosto de 2011

Se você está planejando ser mãe precisa redobrar a atenção para a sua alimentação e hábitos. Um bom planejamento para os próximos nove meses diminui, e muito, as chances de alguma alteração congênita no bebê.

Então, se o seu plano é ganhar um presentinho no próximo Dia das Mães, não esqueça esse nome: ÁCIDO FÓLICO!

Mesmo que pareça algo complicado, o ácido fólico nada mais é do que uma vitamina do complexo B encontrada em alimentos como espinafre, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.

O Dr. Lister de Macedo Leandro, ginecologista e obstetra da Maternidade São Luiz, alerta que a deficiência do ácido fólico pode causar má-formação do tubo neural, que é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê. Sem o ácido fólico o tubo neural não pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando a criança nasce com ausência do cérebro; ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa sequelas de graus variados.

Por isso é importantíssimo que o ácido fólico seja ingerido até dois meses ANTES da gravidez.

Dr. Lister alerta ainda que usuárias de fumo, drogas, medicamentos como anticonvulsivantes e outros medicamentos mais, possuem menos ácido fólico no organismo, sendo necessário o uso de um comprimido do nutriente.

Fique atento às dicas do Hospital e Maternidade São Luiz. A gente se preocupa com você!

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados