Blog da Saúde

Mãe, estou com dor de estômago!

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 26 de setembro de 2011

Os problemas gastrointestinais têm atingido cada vez mais a crianças e jovens adolescentes. Má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas e o estresse do dia a dia são os grandes vilões para o estômago da juventude.

“As crianças de hoje passam por muito mais estresse do que há 20 anos. Hoje em dia as crianças têm muitas atividades e preocupações escolares. Existe também o problema do estresse familiar, decorrente de divórcios dos pais, cada vez mais frequentes em nossa sociedade. Existe o estresse decorrente do “bulling” tão frequente nas escolas. Devemos tentar entender essas causas de estresse nas crianças e ajudá-los, mudando hábitos alimentares e, se preciso, com terapia ou mudança de escola”, explica o doutor Roberto Rizzi, gastroenterologista do Hospital e Maternidade São Luiz. A seguir, o médico alerta sobre a gravidade do problema.

Segundo Dr. Roberto, as crianças, assim como os adultos, devem fazer de três a cinco pequenas refeições bem balanceadas ao dia. Elas também devem evitar abusos de doces, frituras e bebidas gasosas.

Para tratar os problemas gastrointestinais, os pais podem optar por uma reeduação alimentar para seus filhos.

“A orientação nutricional deve ser feita com apoio de nutricionista. Esse profissional saberá como fazer uma reeducação alimentar, levando em conta o dia a dia da criança e também respeitando o seu paladar, de forma a elaborar uma orientação prazerosa e viável dentro da rotina da criança. Devemos pedir para o jovem evitar fumo, café e antiinflamatórios. Se essas medidas não surtirem efeito, deveremos solicitar um exame de Endoscopia Digestiva Alta com Pesquisa de Helicobacter Pilori (bactéria causadora da úlcera) e eventualmente receitarmos medicamentos que diminuam a produção de ácido clorídrico”.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados