Blog da Saúde

Bons hábitos alimentares podem evitar obesidade infantil

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 5 de outubro de 2011

Manter uma alimentação equilibrada tem se tornado um desafio cada vez maior entre tantas opções rápidas, mas pouco saudáveis, na hora das refeições. E, o caso pode ser mais grave quando se trata do cardápio das crianças. Os índices de obesidade infantil quadriplicaram nos últimos 20 anos. Segundo o IBGE, 11,8% das meninas estão obesas e, entre os meninos, o número atinge até 16, 6%.

De acordo com o pediatra do Hospital São Luiz Dr. Marcelo Reibscheid, os fast foods, guloseimas e o acesso fácil a alimentos de preparo rápido, são os principais vilões da obesidade infantil. Para ele é preciso que os pais sejam firmes quando se trata da alimentação dos filhos. “Crianças precisam de refeições regradas, tanto nos horários, quanto da variedade de bons alimentos no prato”, afirma.

Pular ou substituir refeições por lanches, seja por falta de tempo ou qualquer outro motivo, impacta diretamente na saúde das crianças, que em fase de desenvolvimento precisam de diversos nutrientes perdidos em alimentos gordurosos ou cheios de açúcar.

Outra questão importante, de acordo com o pediatra, é que os adultos ajam como o espelho das crianças. “Os pais não pode exigir que a criança coma legumes e verduras se eles mesmos não possuem hábitos saudáveis”, diz Dr. Marcelo. Essa é a fase em que as crianças estão criando costumes nutricionais, uma vez a rotina desregrada estabelecida, fica mais difícil reverter à situação.

Mas, as crianças não precisam abdicar totalmente das guloseimas. Segundo dr. Marcelo levar as crianças uma vez por semana para escolherem algo que desejam comer não trará grandes prejuízos. Outra dica que pode ajudar a inserir legumes e verduras nas refeições das crianças é preparar a refeição preferida delas inserindo esses alimentos na receita.

Abaixo uma dica saudável de Hambúrguer sugerida pelo pediatra:


Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados