Blog da Saúde

Conheça a Chia, grão que pode colaborar e muito com sua dieta

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 17 de outubro de 2011

Bem semelhante ao feijão, a Chia ganhou o apelido de super alimento pelos enormes benéficos que causa pelo seu consumo. De origem maia, significa saúde e é ingrediente obrigatório nas receitas vegetarianas tradicionais.

O consumo da Chia está diretamente ligado ao emagrecimento saudável, prevenção de cânceres, problemas que acometem o coração, entre outros. Rico em fibras solúveis e insolúveis, quando o grão entra em contato com a água forma uma espécie de gel no estômago, fazendo com que a digestão demore mais e, com isso, a sensação de saciedade seja prolongada. O consumo do nutriente facilita ainda a desintoxicação do organismo, já que regula o trânsito intestinal, facilitando a eliminação de toxinas.

Rica em vitaminas e sais minerais como ferro, magnésio e cálcio, a Chia se destaca ainda mais pela presença do ácido graxo ômega-3 em sua composição protéica. Popularmente conhecido como inibidor de problemas neurológicos, já foi apontando em estudos como retardador do Alzheimer.

De acordo com o Dr. Andrea Bottoni, coordenador da equipe de Nutrologia do Hospital e Maternidade São Luiz, além de fazer muito bem ao organismo, a Chia é também um grande amigo do coração. “Ele aumenta as taxas de HDL, colesterol bom, e diminui os níveis de LDL, colesterol ruim, e de triglicérides”, diz.

A semente de Chia também é um poderoso aliado para os portadores de diabetes. O alto teor de fibras e a presença quase total de ômega-3 fazem com que a vontade excessiva de comer doces seja saciada, evitando a ocorrência grave de picos de glicemia no sangue. “Sugiro a ingestão de uma colher de sobremesa do grão misturado com água meia hora antes das refeições para obter essa vantagem”, aconselha o nutrólogo.

E os benefícios da Chia não acabam por aí. Ações anti-inflamatórias e antioxidantes, manutenção dos ossos, construção do tecido muscular e combate ao estresse e ao mau humor também são destaques na ficha técnica do grão.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados