Blog da Saúde

Hora de dormir, uma hora danada!

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 4 de outubro de 2011

A hora de colocar os filhos para dormir é sempre uma tortura para os pais. Além de uma boa dose de paciência, especialistas destacam a rotina como principal fator de ajuda na hora do sono.

“Mesmo que durmam muito, cerca de 20 horas por dia, os bebês devem se adaptar, aos poucos, aos ciclos do dia e da noite. Deixe os ambientes mais claros e mais escuros, de acordo com a hora do sono”, explica a pediatra Dr. Alessandra Cavalcante Fernandes, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Conforme as crianças vão crescendo e as horas de sono diminuindo, é importante preparar um ambiente calmo para hora antes de ir para a cama. Dê o jantar de duas a três horas antes e evite brincadeiras agitadas, como games e computador. Vale colocar alguma música calma, ler histórias e não dar às crianças bebidas que possam conter cafeína, como alguns tipos de chá.

É importante também que, mesmo durante as férias e os fins de semana, você tente preservar ao máximo a rotina da criança.

Entender as mudanças nas necessidades de sonos dos seus filhos também é fundamental. Mesmo depois de deixar as mamadas noturnas, é comum que os bebês ainda acordem de madrugada por volta de um ano de idade. Uma dica é dar um beijinho de boa noite para que ele entenda que é hora de dormir. Na fase pré-escolar, é comum diminuir a quantidade da soneca durante o dia, o que também pode colaborar para um sono melhor durante a noite.

Portanto, fique de olho nos hábitos do seu filho. E enquanto ele ainda tiver medo do escuro, o ideal é deixar uma luz acesa por perto, seja no corredor ou um abajur mais leve no quarto. E não desista! Mesmo que pareça ser uma tarefa impossível, é importante cuidar da qualidade do sono do seu filho. “Enquanto a criança dorme, é liberado o hormônio do crescimento e, além disso, para um bom desempenho escolar e boa saúde, a criança precisa estar descansada”, diz Dr. Alessandra.

 Fonte

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados