Blog da Saúde

Saiba qual presente escolher para um Dia das Crianças feliz e seguro

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 6 de outubro de 2011

O desejo do filho, o preço do brinquedo, o quão seguro é o acessório e se ele atende à faixa etária, esses são alguns dos cuidados que os pais devem ter na hora de escolher o presente de Dia das Crianças dos seus filhos.

O pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, Dr. Marcelo Reibscheid, dá a dica: “Cada idade pede passatempos diferentes, de acordo com a maturidade da criança. No entanto, é importante deixar que o filho tenha participação na escolha do presente. Se não for aprovada pelos pais, outras opções podem ser oferecidas”, alerta.

Escolha o brinquedo ideal de acordo com a idade do seu filho:

0 a 5 meses:

Precisam de brinquedos que estimulem principalmente a visão, tato e audição como livros ilustrados.

6 meses e 1 ano:

A criança já necessita de outros estímulos. Sendo assim, artigos que emitam sons e jogos de encaixe são grandes aliados.

1 a 3 anos:

A criança já pode ganhar as tradicionais bonecas, carrinhos e bichos de pelúcia. Nessa etapa o controle motor e a interação com o ambiente já estão muito fortalecidos. Por isso é um momento muito criativo para estimular a linguagem e as brincadeiras dentro e fora de casa.

“Até aos três anos, as crianças costumam levar objetos à boca. Por isso é importante que os pais redobrem os cuidados, se atentando a partes pequenas que podem ser engolidas”, destaca Reibscheid.

3 a 6 anos:

É o momento de estimular a criatividade. Massinhas de modelar, games eletrônicos e brinquedos educativos são bem recomendados.

A partir dos 6 anos:

Meninos e meninas já podem praticar esportes coletivos e estão prontos para assumir pequenas responsabilidades, pois apresentam maior maturidade. Além disso, inicia-se nessa idade a alfabetização. Sugira alguns brinquedos pedagógicos e jogos de tabuleiros que possam ser divertidos.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados