Blog da Saúde

Tenha o computador como um aliado na educação dos seus filhos

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 18 de outubro de 2011

Pesquisa realizada pelo CETIC, Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, mostrou que 51% das crianças entre cinco e nove anos já usam computador e 27% têm acesso a internet.

Os dados podem parecer positivos se não levarmos em consideração a proteção e segurança da criança online. De acordo com a mesma pesquisa, 21% dos pais não controlam o que as crianças estão acessando na internet.

Para que a relação entre os pequenos e a tecnologia seja mais saudável, os responsáveis podem tomar algumas atitudes. Para o Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, é importante que o computador seja um instrumento de aprendizagem, comunicação e lazer.

“A quantidade de programas educativos disponíveis no mercado hoje é grande. As crianças podem viajar pela Terra, pelo espaço, pelo corpo humano, aprender outro idioma e estudar o alfabeto”, diz.

Para crianças de até cinco anos, alguns programas de pintura, desenvolvimento de raciocínio e primeiros passos no computador são divertidos e estimulam a aprendizagem. Já os maiores, contam com opções infinitas, como jogos dos mais variados tipos, programas que ajudam nos estudos e softwares de música e arte bem completos.

“Os pais devem construir a relação pais-filhos-internet de forma transparente e baseada na confiança. É natural criar regras para o uso do computador e da internet. Estabelecer horários e criar uma agenda também são úteis para que as crianças possam brincar e fazer suas atividades escolares. Os pais e filhos devem usar o computador como um bem compartilhado e com harmonia. Fortalecer a relação e a cumplicidade também significa crescer juntos”, sugere Dr. Marcelo.

Para que a molecada não acesse conteúdos impróprios, um bom antivírus facilita a tarefa, já que oferece a opção de bloquear páginas com conteúdos indesejados. Para medidas mais drásticas, o controle de acessos é uma alternativa viável. Programas que definem regras para páginas pornográficas e digitam o que as crianças digitam no computador são eficazes para pais mais preocupados.

 

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados