Blog da Saúde

Tratamentos e prevenção da osteoporose

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 20 de outubro de 2011


No dia 23 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Osteoporose, uma doença que chega silenciosamente, se instala e atinge três vezes o índice de enfermidades do coração, sete vezes o de acidente vascular e oito vezes o de câncer de mama, de acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Caracterizada pela perda da massa e força óssea, tornando os ossos frágeis e quebradiços, a osteoporose deixa as pessoas predispostas a fraturas espontâneas, decorrentes de pequenos esforços. Segundo Dr. Alex Leite, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Luiz, qualquer osso do corpo pode ser acometido pela osteoporose. “O grande risco da osteoporose são as fraturas, já que elas acometem principalmente a região do fêmur e a coluna vertebral”. afirma o especialista.

O pico da massa óssea é atingido entre e 25 e 35 anos. Após esse período, a densidade óssea decai em todos os seres humanos. A osteoporose ocorre com maior frequência em mulheres, pois a ausência de estrogênio no período da menopausa deixa os níveis de hormônios baixos, podendo levar ao enfraquecimento dos ossos e a perda de cálcio.

A estimativa é que 10 milhões de brasileiros estejam com osteoporose, mulheres acima dos 45 anos e homens acima de 70 devem procurar um especialista para realizar um exame de densintometria óssea e diagnosticar a doença antes que ela se desenvolva. O especialista destaca ainda que se não diagnosticada a tempo, a osteoporose pode causar problemas mais sérios. “A osteoporose pode evoluir para uma trombose venosa, embolia pulmonar entre outras doenças, que podem levar a quadros de mortalidade” diz Dr. Alex Leite.

Uma alimentação balanceada rica em vitamina D, exercícios físicos com acompanhamento médico e banho de sol diário podem auxiliar no tratamento da osteoporose. O endocrinologista indica que o banho de sol até as 10h pode auxiliar na produção de vitamina D. “Ao menos 15 minutos por dia de exposição solar no período da manhã e sem protetor solar, auxilia na produção de vitamina D pela ação dos raios UV sobre a pele. Esta vitamina é importante para aumentar a absorção do cálcio dos alimentos”, completa.

O fumo, o consumo excessivo de álcool, o uso de cortisona, o baixo peso e os casos de osteoporose na família são fatores de risco para doença.

 

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados