Blog da Saúde

Verão com saúde

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 19 de outubro de 2011

Ahhh o verão! Sol, praia, calor, piscina, férias, tudo o que todo mundo já começa a sonhar nessa época. Mas, com o a chegada do período mais quente do ano, é preciso que alguns cuidados sejam adotados por quem quer aproveitar os benefícios da temporada sem prejudicar a saúde.

A pele é alvo de muitas recomendações e exige cuidado específico para cada idade. De acordo com a dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, Dra. Samar El Harati, as peles maduras ressecam mais com os extremos de temperatura, necessitando de uma hidratação mais profunda e frequente. Já as mais jovens tendem a ficar mais oleosas no verão, necessitando de protetores em gel, loções ou emulsões oil free, além da limpeza com sabonetes para diminuir a oleosidade da pele.

Para pele e cabelos saudáveis e bonitos, Dra. Samar indica:

1. Ingestão adequada de líquidos, principalmente água, e dieta balanceada.

2. Hidratação da pele com produtos específicos.

3. Limpeza com sabonetes adequados para cada tipo de pele.

4. Uso de protetores solares específicos a cada 2 horas. Fator de proteção mínimo de 30 com proteção aos raios UVA e UVB.

5. Para proteção dos cabelos contra os raios ultravioletas, ressecamento e coloração deve-se usar protetores solares com hidratantes reaplicado se houver contato com água.

6. Uso de xampu adequado para cada cabelo e couro cabeludo.

7. Uso de leave-in sem enxágue nas pontas dos cabelos.

8. Hidratação a cada sete ou 15 dias.

9. Sempre retirar a água salgada ou com cloro da pele e cabelos, reaplicando em seguida o protetor solar.

10. A ingestão de alimentos com betacaroteno, como laranja, cenoura e mamão, ajudam a prolongar e intensificar o bronzeado.

Cuidados com a alimentação

Ter uma alimentação balanceada é sempre importante, mas durante o verão, para contrastar a perda de água e sais minerais devido à transpiração, quando a temperatura e umidade são elevadas, é necessária ingestão de grande quantidade de líquidos.

De acordo com Dr. Andrea Bottoni, nutrólogo do Hospital e Maternidade São Luiz, a atenção com pessoas idosas deve ser redobrada nesta época do ano, pois o risco de desidratação é maior, considerando que nesta fase da vida é difícil sentir sede. “É necessário ajudar os idosos a compreender a importância de ingerir água frequentemente, mesmo sem vontade”, afirma.

Nos dias mais quentes, o sistema digestivo tende a ficar mais lento, por isso refeições mais leves e equilibradas são recomendadas para facilitar o processo. Frutas e vegetais podem ser consumidos em maior quantidade.

Outra dica importante, de acordo com Dr. Andrea, é ficar atento a data de validade e conservação dos alimentos. “Cozinhar apenas a quantidade de comida que se pretende consumir em cada refeição diminui as chances dos alimentos estragarem facilmente”, aconselha o especialista.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados