Blog da Saúde

A diabetes e seus sintomas, tratamentos e soluções

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 18 de novembro de 2011

Aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de diabetes. No Brasil, cerca de 11 milhões são portadores desta doença que mata um cidadão a cada dez segundos no mundo, de acordo com estatística da Federação Internacional de Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença é crônica e resulta do mau funcionamento do pâncreas, órgão que reduz ou para de produzir a insulina – hormônio responsável pela queima da glicose presente nos alimentos, particularmente nos doces e nas massas. Ela pode ocorrer por hereditariedade, obesidade, gravidez, estresse físico ou emocional, ou ainda por fatores relacionados à idade.

De acordo com Dr. Renato Zilli, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Luiz, atividades físicas, perda de peso e uma alimentação balanceada sem exageros e rica em fibras podem ajudar e evitar a diabetes. “As fibras tornam a absorção do açúcar mais lenta, por isso são importantes para os diabéticos”, explica o especialista.

Os sintomas mais comuns da doença são sede excessiva, perda de peso sem justificativa, fome exagerada e vontade de urinar várias vezes ao dia. Mas é importante ter atenção, nos casos iniciais a doença não apresenta sintomas, o que faz com que os exames preventivos sejam ainda mais importantes.

A partir do diagnóstico da diabetes, a pessoa deve controlar a glicemia, já que as altas taxas de açúcar no sangue podem causar sérios danos à saúde do diabético. “O açúcar elevado no sangue ao longo dos anos causa alteração nos vasos sanguíneos, podendo acarretar em cegueira, infarto e até amputação dos membros inferiores”.

Com o avanço da tecnologia médica e as muitas informações disponíveis hoje à sociedade, é absolutamente possível ter uma vida normal sendo portador da doença.

Quem dá as dicas é Dr. Renato:

• Cuide do seu pé! Mantenha-o sempre bem hidratado, corte a unha reta e não tire cutícula. Verifique sempre se há lesões, qualquer alteração consulte o seu médico.

• Não deixe de fazer o acompanhamento do diabetes com seu médico. Exames de hemoglobina glicada precisam ser realizados pelo menos de seis em seis meses. Além disso, exames de colesterol, tireóide, fundo do olho e avaliação dos pés são fundamentais.

• Não se esqueça dos exercícios físicos. Ao menos 30 minutos diários de qualquer atividade que seja prazerosa e regular.

• Adote uma dieta rica em fibras e sem exageros. Procure um nutricionista que possa adequar a dieta aos seus hábitos.

• Monitore sempre os níveis de açúcar no seu sangue. Para cada caso de diabetes existe uma periodicidade para o automonitoramento, ele é a chave do bom controle.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados