Blog da Saúde

Entenda a meningite

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 10 de novembro de 2011

A meningite é uma infecção que se instala no organismo quando uma bactéria ou vírus compromete as defesas do organismo e ataca as meninges, três delicadas membranas que revestem e protegem o sistema nervoso central, medula espinal, tronco encefálico e o encéfalo. Algumas raras vezes, a doença pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, alerta que é importante orientar a população com relação à prevenção. “A infecção invasiva pelo Pneumococo, por exemplo, é a doença imuno-prevenível que mais mortes provoca em crianças menores de 5 anos no mundo, sendo uma das principais causas de meningite, pneumonia e outras doenças invasivas em crianças e adultos”, destaca.

Todas as crianças a partir de dois meses têm indicação de vacinação para diversos tipos de meningite. Hoje existe vacina contra vários tipos de bactéria, mas  infelizmente, não existem vacinas para nenhuma meningite por vírus.

Para as gestantes e mães de primeira viagem, Dr. Marcelo deixa a dica: “Existem vacinas que as gestantes e os recém-nascidos não podem tomar. Então o maior cuidado é não ir a locais de risco, como hospitais ou regiões onde acontecem surtos de meningite”.

 

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados