Blog da Saúde

Conheça a meningite que acomete Ivete Sangalo

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 6 de dezembro de 2011

Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e atacam as meninges, três membranas que envolvem e protegem o cérebro, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pela bactéria causadora da tuberculose.

A meningite viral caracteriza-se por um quadro clínico que evolui de forma benigna. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença chega a matar cerca de 10% das pessoas e 50% só procuram tratamento quando o quadro já atingiu a corrente sanguínea.

Nas meningites virais, o quadro é mais leve, os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça e um pouco de rigidez da nuca.

Uma vez que os exames tenham comprovado tratar-se de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho, como acontece com as outras viroses.

Assim como para as outras enfermidades causadas por vírus, não existe tratamento específico para as meningites virais. Os medicamentos antitérmicos e analgésicos são úteis para aliviar os sintomas.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados