Blog da Saúde

Mostre a língua!

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 12 de dezembro de 2011

 

Se você acha que a função mais importante da língua é a fala, está muito enganado! O órgão pode revelar muito mais do que imaginamos, detalhando desde problemas respiratórios até infarto do miocárdio.

A ideia de analisar a língua para desvendar eventuais problemas no corpo humano veio da medicina tradicional chinesa. Praticantes desta abordagem terapêutica de 1600 a.C. acreditam que sua textura, seu formato e sua cor são capazes de dedurar desequilíbrios e dar pistas sobre o estado físico do indivíduo.

A aparência da mucosa, em si, é a primeira a ficar diferente quando algo não vai tão bem. Isso porque nosso corpo mantém um estoque de substâncias importantes, como certos nutrientes. Se essas reservas ficam no limite, logo surgem tonalidades estranhas, por exemplo.

Um problema bastante comum é a língua ficar mais avermelhada do que o normal e perder sua aspereza característica. “Isso acontece quando há falta de vitaminas do complexo B e ferro”, exemplifica Débora Dourado, nossa gastroenterologista.

Doenças mais graves, por sua vez, fazem mais do que alterar a língua em si. Elas tendem a afetar o fluxo salivar. A saliva é formada por uma parte líquida e uma sólida, quando alguém adoece, a tendência é o problema diminuir a produção só da primeira parte. Então, os resíduos sólidos, capazes de entregar a disfunção, formam um revestimento mais aderente e espesso que, conforme a cor — amarelada, branca, com pontos negros, entre outros tons —, irá levantar suspeita do mal que está à espreita.

Você sabia?

Nas papilas gustativas há sensores que distinguem cada sabor. Eles enviam mensagens ao cérebro, que reconhece as sensações:

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados