Blog da Saúde

O metabolismo e o emagrecimento

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 20 de dezembro de 2011

No verão todo mundo quer ficar sarado para poder usar aquela roupa de banho sem vergonha nenhuma. Esta é a hora de pesar em todos os exageros do ano e sentir que é o momento de mudar.

E o que te impede de começar as pazes com a balança?

Se você é daqueles que tem dificuldade de emagrecer porque o metabolismo é lento, a ciência tem a resposta para o problema: BALELA!

A queima de calorias não depende exclusivamente da idade biológica ou da maquinaria interna que faz o organismo funcionar. Ele reage, na verdade, aos estímulos gerados por nossos hábitos. Pessoas que praticam exercícios rotineiramente, têm o metabolismo mais acelerado.

Mas, afinal, o que se entende por metabolismo? O termo resume uma gama de reações fisiológicas que controlam o saldão ou o estoque de energia para manter o corpo vivo. O gasto calórico está baseado principalmente no metabolismo basal, que é o consumo de energia em repouso capaz de assegurar nossas funções vitais, e nos efeitos da atividade física e da dieta.

O que acontece é que algumas atitudes diárias fazem as engrenagens do corpo humano rodarem mais rápido, ou seja, elevam o ritmo com que usamos nossas reservas mesmo horas depois de suarmos a camisa ou terminar a refeição.

É importante que as pessoas entendam que o gasto calórico tende a variar um pouco de pessoa para pessoa — é claro que há exceções à regra, que conspiram a favor da obesidade. E ele responde diretamente à atividade dos hormônios.

Os homens costumam ter mais facilidade para manter-se em forma por causa do nível elevado de testosterona, que aumenta o consumo energético. Já no corpo feminino, a gestação e a menopausa também repercutem nesse enredo e não é à toa que muitas mulheres engordam depois de ter o bebê ou parar de menstruar.

No entanto, é possível prevenir e inclusive remediar, pelo menos em parte, a situação. A chave que aciona as engrenagens, independentemente do sexo e da idade, é a tão receitada atividade física, conduta básica para impedir que o organismo não venha a se tornar uma poupança descomunal de calorias. Com os exercícios, as células ficam mais sensíveis à ação de alguns hormônios, o que acaba intensificando o gasto calórico.

Durante toda esta semana, o Hospital e Maternidade São Luiz explicará o processo metabólico e te dará dicas para emagrecer sem demora e com saúde. Fique ligado em nossos canais!

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados