Blog da Saúde

Orientações para gestantes portadoras do vírus HIV

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 1 de dezembro de 2011

Você quer ser mãe ou já está grávida e é portadora do vírus HIV? É possível que seu filho nasça sem o vírus?

Dados do Ministério da Saúde apontam que sim, desde que você siga as recomendações médicas durante a gestação visando a reduzir a possibilidade de transmissão para a criança a índices menores que 1%.

De acordo com o nosso infectologista, Dr. Orlando Jorge Gomes, mulheres conscientes da doença podem recorrer à inseminação artificial no momento de engravidar.

“Nesses casos, a gestante seguirá o mesmo tratamento realizado antes da gestação, com os medicamentos que já está habituada a tomar”, afirma o especialista. Contudo, há situações em que a paciente só descobre que é portadora do vírus após realizar o exame de sorologia, solicitado durante o pré-natal. Assim é indicado tratamento imediato com remédios para prevenir a transmissão do vírus ao feto.

Em geral, mulheres com o vírus da Aids são indicadas à cesárea, já que a principal forma de transmissão da mãe para o filho se dá no momento do parto e a cesárea reduz o tempo de exposição da criança ao sangue. Para garantir que a ela não contraia o vírus após o nascimento, o bebê deve tomar nas primeiras duas horas e ao longo do primeiro dia de vida o AZT, medicamento que age como bloqueador do vírus.

Formas de prevenção:

HIV/aids
O vírus da aids está presente na secreção vaginal, leite materno, sangue e sêmen, por isso, suas formas de contágio são:

  • Sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral);
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados;
Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados