Blog da Saúde

Como controlar a ansiedade das crianças nos primeiros dias de aula?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 31 de janeiro de 2012

Os primeiros dias de aula podem ser assustadores para as crianças e, consequentemente, para os pais. O importante é não deixar o coração amolecer e fazer com que a criança entenda a nova rotina.

“Nas primeiras semanas é normal que a criança chore, até conhecer bem o ambiente. Muitas vezes o choro não vem no primeiro dia, onde tudo é novidade, e aparece quando a criança percebe que aquela será sua rotina e que novas regras serão estabelecidas”, diz nossa pediatra, Dra. Alessandra Cavalcante.

Alessandra diz que algumas estratégias dos pais ajudam a contornar o problema. Crianças a partir dos três anos costumam entender melhor a necessidade de mudança e tendem a reagir com menos ansiedade.

“No primeiro dia, a presença dos pais é muito importante para mostrar que aquele ambiente é seguro e confiável. Os pais devem ser firmes e tentar não desistir de deixar a criança na escola, no momento do choro. O ideal é esperar que ela se acalme e não entregá-la a força às professoras e funcionários”, explica.

A especialista também recomenda que semanas antes das aulas começarem os pais levem a criança para conhecer a escola. Eles devem explicar como será a nova rotina e mostrar os ambientes que farão parte da vida do filho quando o período escolar começar.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados