Blog da Saúde

Especialista alerta sobre riscos de pedalar sem preparo físico e ensina como evitá-los

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 20 de janeiro de 2012

Praticar atividade física é um dos segredos para melhorar a saúde, além de garantir a felicidade e a longevidade.

Os exercícios aeróbicos ajudam no condicionamento físico, dando mais disposição para enfrentar a rotina diária, mas antes de se dedicar a qualquer atividade é essencial tomar alguns cuidados para evitar os excessos.

“A vontade de fazer uma atividade física é ótima, principalmente, os aeróbicos. Antes de começar, é preciso pelo menos uma avaliação mínima com cardiologista ou clínico geral para realização de alguns exames”, aconselha Dr. Cesar Augusto Pereira Jardim, nosso cardiologista.

De acordo com o especialista, os exames são importantes por identificarem fatores de riscos relacionados a doenças cardiovasculares e, até mesmo, ligados a algumas patologias sem manifestação aparente.

Por exemplo, a análise laboratorial de sangue é fundamental porque verifica as taxas de colesterol, triglicérides e açúcar. Já o eletrocardiograma e o ecocardiograma checam as condições do coração, enquanto o teste ergométrico é uma prova de esforço que avalia a pressão arterial e qual a frequência cardíaca ideal de cada indivíduo para praticar determinado esporte.

Entretanto, utilizando o ciclismo como exemplo, é necessário cerca-se de cautela para que a atividade excessiva não prejudique o corpo.

“As pessoas não podem tentar recuperar o tempo perdido e exagerar no começo da atividade física. Deve existir uma programação prévia para incrementar tempos e distâncias de forma gradual, aumentando e adquirindo condicionamento físico”, aconselha o médico.

Os principais riscos de pedalar sem preparo adequado são:

  • Alterações osteoarticulares
  • Alterações musculares
  • Alteração de pressão arterial
  • Arritmia cardíaca.

Fonte

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados