Blog da Saúde

Grávidas, atenção com a tireóide!

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 10 de janeiro de 2012

Todo mundo sabe que durante a gravidez é importante que se faça uma série de exames pré-natais para o acompanhamento da saúde tanto da mãe quanto do bebê. Eles podem apontar problemas como hipertensão, diabetes gestacional, infecção urinária e outros mais.

O que nem todo mundo sabe é que os médicos têm debatido a inclusão de exames na tireóide na lista dos essenciais, por ser uma glândula que altera suas funções na gravidez.

A tireóide regula o metabolismo do organismo produzindo hormônios. Ela é responsável pelo crescimento e desenvolvimento do feto no útero, principalmente nos três primeiros meses.

Durante a gravidez, a placenta produz o hormônio estradiol em grande quantidade, e até quem nunca teve problemas de tireóide pode sofrer alterações nos níveis de hormônio da glândula.

Nosso endocrinologista, Dr. Alex Carvalho Leite, explica que apensar de não ser um consenso entre os obstetras, o exame para o controle na tireóide deveria ser feito, a princípio, a cada quatro ou seis semanas.

Isso porque se a tireóide não estiver funcionando bem, as chances de um nascimento prematuro podem aumentar. Além disso, a tireóide pode interferir nas funções cerebrais e até provocar um aborto, conforme um estudo realizado pela George Washington University School of Medicine and Health Sciences, nos Estados Unidos.

Hipotireoidismo x Hipertireoidismo

O Hipotireoidismo é uma diminuição das funções corporais, isso provoca ganho de peso, depressão, pele seca e cansaço, além de também correr o risco de elevação dos níveis de colesterol.

O Hipertireoidismo é o funcionamento da glândula acima do normal, ou seja, acelera o metabolismo e causa ansiedade, perda de peso, taquicardia, sudorese e perda de apetite.

Be Sociable, Share!

Comentários fechado.

Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados