Blog da Saúde

Verdades e mentiras sobre a amamentação

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 26 de fevereiro de 2012

Amamentar é um dos momentos mais esperados pela maioria das mamães, tanto pelo fortalecimento do laço entre mãe e filho como pela satisfação de ver o seu bebê se alimentando de algo preparado especialmente para ele.

Porém, durante a gravidez, é comum ouvir diversos conselhos e sugestões sobre essa prática: quais alimentos dão mais leite, o que fazer quando o leite não chega e se ele realmente supre todas as necessidades das crianças.

Confira algumas dicas que podem te ajudar durante esse período.

Acabei de ter o meu filho e não tenho leite suficiente. É algo definitivo?

Segundo Marcelo Reibscheid, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, o leite demora cerca de três dias para ser produzido com regularidade no seio, então essa “falta” é natural no começo.

Existe algo que impeça outras mães de amamentar o meu filho?

“Se fizermos uma análise em 30 mães, veremos que o leite de cada uma delas é diferente. O filho é como um operário na barriga da mãe e o leite é como ele precisa. Além disso, a criança pode contrair hepatite B, hepatite C e até AIDS através da amamentação por uma mulher infectada”, explica o médico.

A exceção fica por conta dos bancos de leite humano, onde o leite da doadora recebe tratamento especial que garante a sua qualidade. Bebês também precisam de outros líquidos, como águas e sucos. Marcelo explica que 85,5% da composição do leite materno é água, então o próprio leite já supre essa necessidade por água. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Academia Americana de Pediatria recomendam seis meses de amamentação exclusiva.

“O leite da mãe é completo e hidrata seu filho”, ressalta.

Seis meses não é um tempo longo demais para o bebê ingerir apenas leite?

Seis meses é o tempo mínimo que os médicos recomendam para alimentar o bebê exclusivamente com leite. “O leite materno é um alimento completo para seu filho. Ele ajuda no desenvolvimento cognitivo e imunológico da criança”, reitera Marcelo.

Além disso, a inserção prematura de outros alimentos na dieta da criança pode causar alergias ou problemas com o peso no futuro.

Fonte: http://bbel.uol.com.br/filhos/post/mitos-sobre-a-amamentacao.aspx

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados