Blog da Saúde

Alergias na pele

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 19 de março de 2012

Pode aparecer com uma coceira, vermelhidão, bolhas de água… As dermatites são um incômodo vivido por muitas pessoas. Só no Brasil, 30% da população tem algum tipo de alergia. E, além disso, as alergias podem ter ligações entre si.

Na prática, você pode não conseguir usar bijuterias, por exemplo, ou sofrer irritação por conta de produtos de limpeza, esmaltes e até cosméticos. É necessário investigar a vida e os hábitos de cada paciente para saber o que está causando os problemas.

Se há suspeita de dermatite, o mais indicado é procurar orientação médica e fazer um teste padrão com substâncias que comprovadamente têm maior potencial de causar transtornos em humanos.

Diferente da irritação, a dermatite alérgica causa uma resposta do sistema imunológico, que reage ao contato com determinadas substâncias. “Nesse caso, há uma predisposição genética e hereditária que causa sensibilidade maior a determinados fatores ambientais”, avalia a nossa dermatologista Samar Harati.

A alergia não se manifesta de imediato, já que o corpo precisa entrar em contato algumas vezes com a substância para criar uma reação. “O sistema imunológico cria uma memória em relação a essa substância e, no próximo contato, já reage criando o eczema”, afirma a especialista.

A doença acaba se tornando crônica, já que pode voltar a se manifestar sempre que houver contato com o fator que provoca a alergia. Para combater as lesões, vale aplicar pomadas e cremes com corticóides. Mas sempre sobre a recomendação e acompanhamento de um médico especialista.

Recomendações

A maioria dos casos de dermatite atópica surge na infância e acaba sumindo na vida adulta. O segredo é evitar contato com o fator que desencadeia o problema.
Por isso, as recomendações principais são evitar tecidos sintéticos e lã (prefira algodão); retirar qualquer sinal de poeira; limpar bem a casa para evitar acúmulo de ácaros. Também é importante manter a pele sempre hidratada, pois o ressecamento agrava o quadro.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados