Blog da Saúde

Comece a pedalar!

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 9 de março de 2012

Além de ser uma prática cada vez mais incentivada pelas vantagens ao meio ambiente e ao tráfego, cada vez mais complicado nas grandes cidades, o uso da bicicleta faz bem à saúde.

Nosso cirurgião torácico, Hassan Ahmed Yassine Neto, listou 10 razões para você começar a pedalar o mais cedo possível:

1. Combate estresse e depressão — as contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

2. Desintoxica — com o aumento da sudorese durante a pedalada, o processo de metabolismo se acelera e contribui com a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

3. Emagrece — combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda e controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.

4. Melhora o sono — o ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas — que fazem com que o indivíduo seja mais feliz) e aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

5. Reduz colesterol e triglicerídeos — com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

6. Evita o infarto — ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva à angina e ao infarto agudo do miocárdio.

7. Diminui a pressão arterial — pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

8. Aumenta a imunidade — com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a se defender de vírus e bactérias.

9. Melhora a respiração — o esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

10. Garante boa forma e fôlego de atleta — a prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados