Blog da Saúde

Gosto pela adrenalina

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 12 de março de 2012

A adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos, eleva o nível de açúcar no sangue, maximiza o fluxo de sangue para os músculos voluntários nas pernas e nos braços e “queima” gordura contida nas células adiposas. O que faz com que o corpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir, por exemplo.

Mas você não precisa estar em perigo para sentir adrenalina. Esportes radicais e parques de diversão são intensamente admirados por jovens e adultos, justamente porque a adrenalina, além de te preparar para uma reação rápida, gera bem-estar.

Cada humano pode reagir de várias formas. Em geral, passamos por momentos de excitação, medo, ansiedade, euforia, prazer e descontração. Tudo em um período de tempo relativamente curto.

Segundo nosso psiquiatra Renato Mancini, a sensação de ansiedade antes de ir à brinquedos radicais é uma mistura interessante de alegria e adrenalina.

Ao sair do brinquedo ainda acontece outra reação, a de alívio. “A pessoa sai dando risada, com a sensação de alívio e de conquista, por ter superado o medo”, completa.

A adrenalina tem efeitos terapêuticos, dependendo da sua dose. É ela quem mantém a frequência cardíaca e a pressão arterial adequada à situação que vivemos.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados