Blog da Saúde

Proteja as pernas das varizes

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 7 de março de 2012

 

Salto alto, hereditariedade, idade, gestação, obesidade, postura e anticoncepcionais são as principais causas de varizes que são caracterizadas pelas dilatações das veias dos membros  inferiores, que se encontram tortuosas e com perda das funções.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular estima que cerca de 40% dos brasileiros tenham algum grau da doença sendo mais comum nas mulheres devido aos hormônios progesterona e estrógeno.

As veias têm a finalidade de transportar o sangue de retorno ao coração. Em uma veia varicosa esta atividade fica prejudicada, uma vez que dilatada pode comprometer a condução do sangue na velocidade necessária reduzindo o fluxo sanguíneo.

Os sintomas mais frequentes são desconforto estético, dor, sensação de peso nas pernas, cansaço – principalmente ao fim do dia -, câimbras, formigamento e inchaço. Em casos mais sérios manchas roxas e marrons irreversíveis podem ser percebidas.

A falta de um tratamento correto pode trazer complicações para a saúde do pacientes causando eczemas, hiperpigmentações, hemorragias, ulcera varicosa e, até mesmo, tromboses.

Portadores da doença devem procurar um cirurgião vascular para minucioso e cuidadoso exame clínico. “O diagnóstico é realizado no consultório, sempre com a paciente em pé. O exame de Ultrassom Doppler ou Duplex Scan deve ser realizado quando houver dúvidas, porém deve ser auxiliar ao exame clínico”, afirma Dr. Jorge Kalil, nosso cirurgião vascular e chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do São Luiz.

A gravidez é um importante fator que pode desencadear as varizes. “Realizamos uma pesquisa com mulheres grávidas e observamos que as varizes preexistentes pioram muito e tornam a gestação bastante desconfortável se não forem tratadas anteriormente. A recomendação é tratar a doenças antes de engravidar”, afirma doutor Kalil.

Tratamentos disponíveis

As varizes devem ser tratadas logo que apareçam os primeiros sintomas. O tratamento com remédios é paliativo e combate apenas os sintomas e não elimina as varizes, muito menos a previne. A utilização de meias elásticas traz benefício nos sintomas e na prevenção e devem ser utilizadas somente durante o dia, afirma Dr. Kalil.

“O tratamento de escleroterapia (secagem de vasos) é realizado no consultório, sem restrição após as sessões. Na maioria das vezes é indolor, utilizamos anestésicos locais, não há restrição ao sol nem ao trabalho. Exercícios físicos podem ser realizados no dia seguinte”, afirma Dr. Kalil. Já nos casos de cirurgia é feito um procedimento minimamente invasivo, realizado com agulhas, sem cortes, sem pontos na maioria dos casos e na maioria das operações não é retirada a veia safena.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados