Blog da Saúde

Como identificar os sinais de um AVC ?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 17 de abril de 2012

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, se desenvolve a partir de uma ruptura ou uma obstrução das artérias responsáveis pela distribuição de sangue no cérebro. Esse distúrbio faz com que algumas áreas cerebrais importantes sejam comprometidas e deixem de exercer suas funções corretamente.

 Sinais

De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurologia, a cada cinco minutos uma pessoa é vítima de AVC no país, contabilizando cerca de 100 mil mortes ao ano em decorrência da doença, que pode ser identificada por meio de alguns sinais comuns nos pacientes, como a dificuldade de movimentar e sustentar os membros de um mesmo lado do corpo.

“Se o paciente apresentar perda de coordenação motora na mão direita e na perna esquerda, com certeza não é um AVC”, explica o Dr. Miguel Moretti, cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz.

Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico, causado por vazamentos sanguíneos, e o isquêmico, causado pelo entupimento dos vasos. “As acusações mais frequentes são de perda de coordenação motora, alterações na assimetria da face, perda de força muscular em um dos lados do corpo e dificuldades na fala.”, afirma o médico.

 Evite

Fatores como hipertensão, diabetes e tabagismo favorecem o desenvolvimento de derrames, por isso, é tão importante manter hábitos saudáveis de alimentação, praticar atividades físicas regulares e evitar o sedentarismo.

“Sempre que notarmos algo diferente em nosso organismo ou no sistema motor do corpo, é imprescindível procurar um especialista para avaliar o caso. Quanto mais cedo o problema for detectado, maiores são as chances de recuperação e tratamento”, completa.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados