Blog da Saúde

Diga adeus à Funchicórea

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 29 de abril de 2012

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou recentemente o registro que autorizava a venda da Funchicórea no Brasil.

O laboratório responsável pelo remédio, feito de modo fitoterápico, a base de plantas e algas, não apresentou a documentação necessária que certificava os efeitos da Funchicórea, vista antigamente como a melhor amiga das mães de recém-nascidos, por ser indicada no combate às cólicas.

De acordo com Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, os bebês podem até demonstrar mais tranquilidade após o uso do remédio, mas isso não significa de fato que a cólica passou.

Essa sensação normalmente acontece por que a criança se distrai com o açúcar presente na mistura, que possui sacarina, uma substância que causa a sensação de prazer. Mas isso não é bom. “Não é recomendado que a criança consuma açúcar no primeiro ano de vida, muito menos adoçante”, alerta Reibscheid. Essa substância é artificial e desnecessária para o bebê.

Um recado para as mamães: não se desesperem! As cólicas são um sintoma fisiológico que tende a diminuir após os três meses de vida.

Para amenizar as cólicas

Massagem: A shantala, técnica indiana, é uma boa forma de acalmar o bebê. Você pode fazer movimentos circulares, com uma leve pressão, que também aquecerão a barriga dele. Usar óleo de bétula ou de amêndoa é outra dica para fazer a massagem ficar mais prazerosa.

Ginástica: O famoso exercício da bicicletinha estimula a eliminação de gases. Flexione e estique as pernas do seu filho, para que ele solte puns e arrote.

Banho ou bolsa de água quente: Aquecer a região dolorida é uma ótima forma de amortecer a dor. Um banho morno, duas a três vezes ao dia, é indicado pelo pediatra Marcelo para acalmar a criança. No caso da bolsa, sempre a embrulhe em uma toalha, para não queimar a barriga do bebê.

Alimentação: Há mitos quanto à influência da alimentação da mãe que amamenta na produção de gases da criança. “Não existem privações na dieta”, diz Reibscheid. No entanto, evite exageros e bebidas que fermentem, como as alcoólicas e as gasosas, enquanto estiver no período de aleitamento.

Colo: Além do carinho, você contribuirá para aquecer a barriga do bebê e aliviar a cólica. Alguns pais gostam de segurar o bebê deitado de bruços em seu antebraço. A posição também pode ajudar no alívio das dores.

Fonte: revista Crescer

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados