Blog da Saúde

Voltando à forma com saúde após a gravidez

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 11 de abril de 2012

Uma dúvida comum entre as mamães de primeira viagem é saber quando poderão tirar do armário as roupas usadas nove meses antes. Cada mulher tem um ritmo e organismo próprio, que deve ser respeitado, mas o caminho fica mais fácil para quem conseguiu ganhar até 12 kg.

“Só no parto já vão 6 kg embora. Depois de 40 dias, na primeira consulta, é comum ver mães com 10 kg a menos”, informa Luciana Taliberti, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz, de São Paulo (SP).

E caso você tenha exagerado no cardápio durante a gestação, não se desespere. Com atitudes simples e disciplina voltar à antiga silhueta é só questão de tempo!

Amamente

Ao dar de mamar ao seu bebê a cada três horas você terá gasto ao final do dia cerca de 500 calorias, o que pode gerar uma queda de 0,5kg a 1kg por mês se você conseguir amamentar durante os primeiros seis meses. Além disso, esse “exercício” faz com que a barriga perca aquele aspecto de gravidez que permanece mesmo após o parto.

Atenção ao cardápio

Hidrate-se bem para aumentar a produção de leite. O ideal é a ingestão de pelo menos três litros de líquidos por dia – menos o refrigerante!

Na alimentação, passe longe de alimentos gordurosos e industrializados. Além de fazer um bem para a sua saúde impede que seu bebê não tenha cólicas ou alergias.

Ao contrário do que muitos pensam, cerveja preta ou canjica não estimulam a produção de leite. Se você deseja aumentar a quantidade, é mais viável aumentar a frequência das mamadas, beber muito líquido e se afastar de situações que gerem estresse.

Movimente-se

Para as mães que desejam voltar à academia e fizeram cesárea, é preciso respeitar o prazo de 40 dias. E mesmo as que optaram pelo parto normal devem ir com calma durante o início, para evitar lesões.

Algumas atividades que podem ser realizadas durante o pós-parto, como cuidados com a postura, alongamento, relaxamento, fortalecimento e exercícios para os músculos respiratórios de da região do períneo ajudam a manter o corpo bem disposto.

E ao voltar à academia, procure conversar com um profissional especializado em exercícios na gestação e no pós-parto para saber o que você pode ou não fazer nos primeiros meses.

Aliados

Duas atividades muito recomendadas são Pilates e Treinamento Funcional, pois os movimentos realizados ajudam a prevenir e amenizar a dor lombar que incomoda muitas mulheres nessa fase, além de contribuir para a boa forma

Liberadas geralmente dois meses após o parto, a drenagem linfática e a massagem redutora podem ajudar na recuperação da boa forma, já que a primeira ajuda a diminuir o inchaço e a segunda combate as gordurinhas localizadas. Para uma aplicação segura, busque profissionais especializados em atender mulheres que acabaram de dar a luz.

Aproveite a vida!

Voltar ao corpo antigo com saúde exige muita paciência. E enquanto as medidas não voltam ao normal, invista em outras coisas que te dão prazer, como um passeio pelo shopping ou uma ida ao salão de beleza. “É bom a mulher encontrar um tempo para se cuidar. Quanto mais ficar em casa, maiores as chances de buscar prazer na comida”, observa Luciana Taliberti, ginecologista e obstetra do São Luiz.

Fonte

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados