Blog da Saúde

Usando o secador sem danificar os fios

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 22 de maio de 2012

O secador é um objeto que já faz parte do dia a dia de muitas mulheres e é considerado um grande aliado na eterna tarefa de arrumar as madeixas. Porém, se o seu uso não for acompanhado de alguns cuidados ele pode acabar danificando seus cabelos.

Para te ajudar, listamos os problemas mais comuns causados pelo uso de secador para que você possa para evitá-los:

Fios quebradiços

O ressecamento dos cabelos decorrente do uso constante e incorreto do secador também pode tornar os fios mais quebradiços. Em longo prazo, a constante quebra leva a diminuição do volume, fazendo com que muitas pessoas imaginem estar ficando calvas, mas, na verdade, elas estão apenas perdendo o comprimento dos fios.

Fios queimados

“Se usado por tempo prolongado, a uma potência alta e com o bocal muito próximo dos cabelos, o secador pode até queimar os fios”, alerta a dermatologista Samar Harati, do Hospital e Maternidade São Luiz. De acordo com a especialista, a queimadura é um dano permanente à estrutura capilar. Assim, recomenda-se a realização de hidratações, o afastamento temporário do secador e o corte periódico dos fios até o momento em que a mecha queimada for eliminada.

Frizz

O frizz está diretamente ligado à hidratação. Quanto mais bem cuidado os cabelos, menos rebeldes os fios. “Por isso, é fundamental evitar o ressecamento decorrente do calor do secador com produtos termoativos e hidratantes”, afirma a dermatologista Samar. Além disso, vale a pena investir em um secador com íons, que evitam que eles fiquem muito arrepiados após a secagem

Alteração do pH

pH ideal do couro cabeludo e da pele, como um todo, é 5,5, ou seja, levemente ácido. Mas ao eliminar a umidade dos fios, esse pH pode mudar, deixando-nos expostos à bactérias e fungos que podem se instalar na região afetada. Por isso é essencial dar férias do secador aos cabelos regularmente e tomar cuidado para não queimar os fios.

Fios oleosos

Embora o uso do secador leve ao ressecamento dos fios, muitas pessoas percebem um aumento da oleosidade conforme o uso. “Isso acontece pela aplicação exagerada de leave-in ou outros cosméticos antes da secagem, cuja penetração é favorecida pelo ar quente”, aponta Samar Harati. O certo é passar o produto apenas no comprimento dos fios e uma quantidade que ocupe um pequeno círculo na concha da mão.

Fonte: Minha vida

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados