Blog da Saúde

Contra a asma

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 25 de junho de 2012

No último dia 21 aconteceu o Dia Nacional de Prevenção à Asma, que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 400 milhões de pessoas. De origem genética, a asma é caracterizada pelos sintomas de chiados e dores no peito, tosse e dificuldade para respirar, por causar a inflamação dos brônquios, que são “tubos” que levam ar para o pulmão.

Segundo a dra. Andrea Sette, pneumologista do Hospital e Maternidade São Luiz, quando saudável, o sistema respiratório trabalha perfeitamente, porém, quem sofre de asma, essas vias aéreas ligadas a este sistema, estão constantemente inflamadas e extremamente sensíveis a determinadas substâncias que podem ser inaladas, como poeira, ácaro, poluição e fumaça de cigarro. “Durante as crises, os músculos que revestem as vias aéreas se contraem e ficam rígidos, estreitando a passagem de ar para os pulmões”, afirma o especialista.

É importante que a asma seja identificada precocemente para que seja controlada com mais eficácia. Em geral, a doença é diagnosticada em torno dos seis anos de idade, poucos são os casos diagnosticados antes dos dois anos, fase que segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imonopatologia – ASBAI , 80% dos asmáticos apresentam a primeira crise.

Como diagnosticar

A descoberta da doença pode ser feita não só por meio da avaliação dos sintomas e do histórico familiar, mas também com a aplicação sobre a pele de agentes causadores de alergia, como pólen, fungos, pelos de animais e de um raio X do tórax, para que o médico veja o estado dos pulmões do paciente e a presença de infecções.

A batalha contra a asma tem duas regras fundamentais: a orientação, para que a pessoa saiba evitar situações que causem a crise de asma, fazendo algumas modificações em sua casa e no ambiente de trabalho e o tratamento, que deve ter um acompanhamento contínuo de um especialista. “O asmático deve praticar atividades físicas e não deve fumar, além disso, é importante seguir o tratamento específico, indicado por um especialista, para acabar com a crise, afinal o objetivo não é só controlar, mas diminuir a frequência delas”, explica a especialista.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados