Blog da Saúde

Virose em crianças

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 25 de junho de 2012

 

Febre, moleza no corpo, diarreia e chiado no peito são sinais que toda a mãe já teve ou terá que enfrentar. Isso tudo sem motivo aparente. Lá vão os pais para o consultório médico e saem de lá com o diagnóstico que nem sempre diz muita coisa: virose. Muitos pais acreditam que, nesses caos, o médico não sabia o que era e “chutou” o tal nome.

Mas não é bem assim. As tais viroses existem e são frequentes. “Virose é qualquer quadro infeccioso causado por vírus, totalizando quase 90% de todas as ocorrências de infecção infantil”, explica o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

O diagnóstico de virose pode parecer generalista demais por que o médico, na maior parte das vezes, não tem ideia de qual é o vírus que está causando aquele estrago. Há centenas deles passeando por aí, no ar. Não valeria a pena fazer uma investigação mais profunda do pequeno paciente para descobrir qual é o vírus que está atacando naquele momento. Uma avaliação como essa pode levar dias, mais tempo do que a doença durará, provavelmente.

Poucos males causados por vírus podem ser tratados com medicamentos, pois cada espécie age de um jeito dentro do corpo. Então, o que o médico faz, no geral, é aconselhar os pais a terem paciência e esperar o corpo dar cabo do intruso. No máximo, um analgésico e um antitérmico para diminuir o mal-estar. Pode também indicar inalação e líquidos hidrantes no caso de diarreia e vômito.

Fonte: UOL

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados