Blog da Saúde

A criança e a água

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 20 de julho de 2012

Aulas de natação são importantes, mas vigilância é fundamental

Você está pensando em colocar o seu filho na natação? Além das vantagens da prática esportiva, a atividade também pode salvar vidas. De acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, aulas de natação diminuem o número de afogamentos entre crianças.

Para realizar a pesquisa, os cientistas avaliaram estatísticas de acidentes em diversos estados norte-americanos e entrevistaram famílias de crianças que se afogaram. Na faixa etária de 1 a 4 anos, apenas 2% das que sofreram afogamentos tiveram aulas de natação, contra 26% das que não se afogaram.

Para Ruth Brenner, que coordenou o estudo, não é possível calcular a importância das aulas, porém, elas têm um efeito de proteção considerável nessa idade. Já nas crianças mais velhas, a diferença não foi significativa.

Mas mesmo que o seu filho saiba nadar como um peixinho, ele não deve ficar sozinho quando entrar na água seja no mar ou na piscina. “Na pesquisa, muitas das crianças que se afogaram, principalmente no grupo das mais velhas, eram nadadores relativamente habilidosos”, diz Brenner.

“Pais e responsáveis que matriculam seus filhos na natação devem saber que somente a prática em si não vai prevenir afogamentos e que até mesmo nadadores profissionais podem se afogar.”

Para evitar afogamentos, são necessárias diversas medidas de prevenção. “A principal delas, no entanto, é a vigilância constante de um adulto”, diz o pediatra Cid Pinheiro, do Pronto Socorro do Hospital São Luiz. Confira as dicas do pediatra e de outros especialistas para proteger seu filho contra esse tipo de acidente em nosso manual.

Fonte: Revista crescer

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados