Blog da Saúde

Cuidando da hipertensão

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 20 de julho de 2012

Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial afeta um em cada três adultos no mundo todo. É o que diz o último relatório anual da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre estatísticas sanitárias.

E para quem acha que o Brasil não representa uma parte significativa neste quadro, um alerta: dados do Vigitel 2011 – pesquisa feita por telefone em 26 estados e no Distrito Federal – apontam que a doença atinge 22, 7 % da população adulta do país.

Miguel Moretti, cardiologista da Unidade Anália Franco do Hospital e Maternidade São Luiz explica os danos que a enfermidade traz ao coração. “Quando a pressão aumenta, a parede dos vasos sanguíneos fica mais espessa e rígida para aguentá-la. Assim, o coração fará mais esforço para bombear o sangue, ficando hipertrófico. Com o passar do tempo, a hipertrofia passa a ser dilatação, o que implica em um quadro de insuficiência cardíaca.”

Ele ressalta que a hipertensão também facilita o crescimento de placas de aterosclerose (acumulo de gordura nos vasos) e obstruções, aumentando o risco de enfarte.

O estresse, a obesidade e o consumo de sal em excesso como fatores que aumentam o risco de hipertensão. Além disso, a hereditariedade também pode determinar se um indivíduo terá ou não pressão alta.

Caso a doença seja diagnosticada, o paciente deve levar o tratamento a sério. “Alguns casos podem ser tratados com perda de peso e diminuição de sal. A maioria das pessoas deve ser tratada com medicamentos. Muito provavelmente elas vão tomá-los pelo resto da vida”, alerta Miguel Moretti.

Dicas para evitar a pressão alta

1. Para ter controle sobre a quantidade de sal na comida, evite temperá-la com saleiros (prefira uma colherinha). Atenção aos rótulos dos alimentos. Prefira os itens com menos de 300 mg de sódio por porção.

2. Gerenciar o estresse é imprescindível para evitar a doença. Exercícios físicos supervisionados por um médico e técnicas de relaxamento (meditação, ioga e tai chi chuan) ajudam a combater a hipertensão.

3. Além de causar outros males à saúde, o hábito de fumar também ajuda a agravar a hipertensão. Os componentes da droga dificultam ainda mais a circulação do sangue pelas artérias.

4. Caso seja submetido a um tratamento com medicamentos, o paciente não pode deixar de tomá-los. “Depois que a pressão é controlada, muitos param de tomar. Isso é errado”, afirma Miguel Moretti.

Fonte:

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados